EsportesEstilo de vida

Atividade física é ideal para o corpo, mas é preciso cuidado

Exercícios de forma incorreta pode ocasionar lesões e problemas na postura irreversíveis.

Atividade física é ideal para manter o corpo em dia. Mas realizar exercícios de maneira incorreta pode ocasionar lesões e até mesmo problemas na postura irreversíveis

O setembro vermelho é o mês da conscientização sobre a importância do coração. Bem como uma forma de manter o coração em dia é por meio da prática de atividades físicas regularmente.

Mas antes de iniciar qualquer atividade, é necessário procurar um médico. Assim, Otacílio DaMatta ortopedista do esporte, orienta a, antes de iniciar algum exercício físico, procurar ajuda de um especialista.

Desta forma: “Antes de realizar qualquer atividade física, é preciso passar por avaliação médica e ter um acompanhamento de um profissional seja, ortopedista do esporte, dependendo do que a pessoa for praticar”.

Fonte: Pexels

Atividade física necessita de cuidado

Além disso, o local onde serão realizadas as atividades precisa ser averiguado também para evitar acidentes.

Nesse sentido “Lugares com muitos móveis, como, mesa, cômoda e outros, devem ser evitados. Porque são propícios para acidentes. Aliás, o local não pode limitar seus movimentos”, orienta o profissional.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) sob a orientação e aprovação médica, o tempo ideal para um adulto realizar suas atividades físicas é de até 300 minutos por semana.

Ainda assim é indicado realizar os exercícios, até uma hora por dia (num intervalo de cinco dias) ou 40 minutos por dia dentro de uma semana, ou seja, nos sete dias consecutivos.

Atividade física é ideal para o corpo, mas é preciso cuidado
Fonte:Pexels

Orientação  

Desta forma todo exercício, inclusive alongamentos, devem ter o auxílio de um professor para serem feitos da maneira correta.

Também é necessário adaptar as atividades, em caso de ausência dos equipamentos e aparelhos, não se recomenda escolher qualquer objeto para substituí-los e muito menos, treinar sozinho.

Dessa forma, é preciso ficar atento no  às consequências de se realizar exercícios físicos de forma imprudente.

“Aliás, quem pratica exercícios diariamente também precisa de orientações. Bem como não é hora de aumentar intensidade e carga de treinos. Mas a pessoa que ainda não tiver iniciado uma rotina de exercícios e desejar ativar o corpo, deve acionar a sua rede de contatos e procurar por alguém da área. Assim, como por exemplo entre amigos e familiares, que possam ajudar na elaboração de uma lista de atividades moderadas e na orientação de como realizá-las”, esclarece o ortopedista.

Atividade física é ideal para o corpo, mas é preciso cuidado
Fonte: Divulgação

Checkup médico antes da prática 

Para aqueles que têm patologias ortopédicas, tais como, artrose e  problemas de coluna ou já tiveram algum tipo de lesão, o especialista alerta para o redobrar dos cuidados.

Então, conforme o especialista “Consultar um ortopedista é ideal. Pois ele vai saber indicar qual a atividade física mais indicada para o paciente e qual especialista pode dar um suporte para a execução correta dos movimentos”, finaliza.

Capa: Pexels

Fonte: Octacílio da Matta Lopes Junior, ortopedista do esporte, cirurgia da mão e especialista em joelho na clínica DaMatta.– Letra Comunicação

Leia também: Bia Lucca: cantora prova que talento e sonho não tem idade

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo