Economia e NegóciosMercado Imobiliário

Gestão ágil: sua imobiliária pode ser mais lucrativa

Saiba como aplicar essa metodologia e ter sucesso no seu negócio

Gestão ágil: sua imobiliária pode ser mais lucrativa

Mudanças podem ser vistas diariamente em todos os setores. Assim, no imobiliário não foi diferente. Atualmente está na frente aquela imobiliária que vem se adaptando às novas formas de trabalho. Sendo assim vem surgindo a cada dia novas formas de evolução e buscas por resultados, como a gestão ágil.

Primeiramente, o Agile foi originalmente criado como um conjunto de valores e princípios que permite que equipes de software trabalhem mais rápido. Mas sem perder eficiência e evitando retrabalho. De forma concisa, os métodos ágeis são técnicas de gestão de projetos que pretendem oferecer mais eficiência para os processos. Ou seja, um conjunto de diferentes maneiras de abordar as tarefas, visando a agilidade e o aumento na qualidade.

Referência em gestão ágil

Ser referência em gestão ágil, pode fazer toda a diferença para a sua imobiliária. “Nesse mercado ser ágil é trabalhar com mentalidade de startup, desburocratizar processos e validar hipóteses para tomada de decisão a curto prazo” o objetivo é tornar a operação eficiente com mais alinhamento entre equipes. Logo, imóveis são vendidos, outros são captados, valores mudam, ofertas expiram”, destaca Arlene Gomes mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias.

Há vários modelos diferentes de metodologias ágeis, mas elas funcionam basicamente a partir de ciclos curtos de entrega e de reuniões diárias e rápidas entre os membros do time para alinhar cada etapa. “Essas ferramentas propiciam um contato mais próximo com o cliente e um processo constante de feedback para a implementação de melhorias contínuas nas soluções desenvolvidas”, ressalta a mentora de produtividade.

Principais metodologias ágeis utilizadas pelas imobiliárias

  • Scrum: Sempre com a ideia de oferecer a melhor qualidade possível em cada entrega, o projeto pode ser dividido em sprints, com várias reuniões (diárias, semanais ou mensais) no período;
  • Kanban: A ideia aqui é ajudar na compreensão e acompanhamento das tarefas através de um método visual baseado em frames, que por sua vez é dividido por colunas;
  • Lean: Com a missão de reduzir o tempo e os recursos perdidos nos processos industriais, o método proporciona uma gestão mais barata e rápida para projetos (ou empresas);
  • OKR: é uma estrutura (framework) para estabelecimento de metas usada para definir e rastrear metas de forma mais eficiente. Usado para mapear objetivos empresariais de ponta.

Assim, Arlene finaliza dizendo que aplicar essas técnicas pode não ser uma tarefa fácil. Além disso, que para garantir o sucesso, toda equipe precisa estar alinhada e motivada a adotar as mudanças necessárias. Principalmente o dono e principais líderes da imobiliária. “É a soma de estratégias aprovados pelas principais empresas do mundo. Porque com certeza trazem resultados”, conclui.

Fonte: Arlene Gomes é mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220)

Foto: Pexels

Leia também: Mercado de trabalho: diferencie-se dos outros candidatos

Lembrando que todo conteúdo desse artigo, produzido por terceiros, não é de responsabilidade do portal egonoticias.com. Aliás, muito menos recomendação de investimento. Portanto, suas decisões cabem tão somente a você mesmo.

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo