ArquiteturaUrbanismo

Karine Baptista – Referência em engenharia diagnóstica

A engenheira Karine Baptista, a mais de 6 anos superando as expectativas do cliente em cada projeto

Karine Baptista – Referência em engenharia diagnóstica

Engenheira civil e pós-graduanda em Patologia das construções, Karine Baptista Hackbarth, com apenas 27 anos, tem a sua empresa, atuando em diversos serviços dentro da engenharia diagnóstica. Esta área da engenharia está em plena ascensão e visa estudar maneiras de resolver as doenças das edificações, e até mesmo evitá-las.

Trajetória e carreira

Ao finalizar o ensino médio, no ano de 2012, aos seus 17 anos, Karine tinha o sonho de cursar engenharia civil na UFSC ou UDESC, universidades de grande prestígio e renome em sua região.

Assim então, após muito estudo e dedicação, Karine, conseguiu sua tão sonhada vaga no curso de engenharia civil de infraestrutura na Universidade Federal de Santa Catarina. O curso era integral e exigia praticamente dedicação exclusiva.

Seguindo seu coração

No entanto, Karine sentia a necessidade de colocar em prática o que aprendia em sala de aula e foi assim que, no quinto semestre da graduação, conseguiu uma vaga para estagiar. O estágio era na área de engenharia diagnóstica, algo que até o momento, não tinha conhecimento. Entretanto, assim que começou a trabalhar com laudos, logo eles ganharam o seu coração. Passou a estudar e buscar maior conhecimento na área, estudando normas técnicas, artigos científicos, aprendendo a como realizar as vistorias e a colocar as informações técnicas nos laudos para fácil compreensão. Dessa forma, concluído o período de estágio, foi efetivada pela empresa, onde trabalhou alguns anos após graduada, até que a necessidade de trilhar o seu próprio caminho falou mais alto.

Karine Baptista – Referência em engenharia diagnóstica
Referência em engenharia diagnóstica – Karine Baptista – Foto: Divulgação/Acervo pessoal
KB Serviço de Engenharia

Foi então que, no início de 2021, durante a pandemia do COVID-19, decidiu abrir a sua empresa, a KB Serviço de Engenharia, que atua em paralelo com a Hackbarth Engenharia, empresa familiar, conceituada em Joinville/SC.

Se destacando no mercado

Durante sua graduação, Karine começou a notar que poucas pessoas tinham conhecimento nesse nicho dentro da engenharia civil. Então, logo que finalizou a graduação em janeiro de 2019, percebeu que seria interessante compartilhar conteúdos técnicos, mas, com uma linguagem que pudesse ser entendida por todos. Começando do completo zero a movimentar as suas redes sociais, e de forma orgânica, foi crescendo e atualmente possui, mais de 4.300 seguidores no Instagram e mais de 2.500 inscritos no YouTube. As pessoas que acompanhavam seu conteúdo, tinham muitas dúvidas, principalmente de como atuar nesse nicho, e então quando o mundo parou devido a pandemia, encontrou oportunidade para criar o seu curso.  O curso “Fórmula Laudos Técnicos” que tem o intuito  e missão de ensinar como ingressar nesse nicho, já tendo ajudado dezenas de profissionais.

Desbravando o mercado

Com isso, ao abrir a sua empresa e desbravar o mercado de trabalho, viu que seria necessário fazer o seu nome mais conhecido. Assim, além de compartilhar conteúdos nas redes sociais, passou a estar presente fisicamente em eventos de engenharia e networking. Passando a participar assiduamente da AJECI (Associação Joinvillense de Engenheiros Civis) onde foi convidada a fazer parte da diretoria, da AJORPEME, ACIJ e ADPAT. Além de outros eventos que participa, pois sempre vê oportunidade de aprendizado.

Essas parcerias e participações em associações, ajudaram a se aproximar de muitos clientes em potencial, fechar serviços e fazer a empresa deslanchar.

Karine Baptista – Referência em engenharia diagnóstica
Referência em engenharia diagnóstica – Karine Baptista – Foto: Divulgação/Acervo pessoal
Como desenvolvo meus trabalhos

Além disso, atua principalmente com serviços de engenharia diagnóstica como:

  • Vistoria cautelar de vizinhança
  • Entrega de obra
  • Recebimento de chaves
  • Inspeção predial (NBR 16747)
  • Plano de reforma (NBR 16280)
  • Laudo Pericial
  • Consultorias
Superando as expectativas

Na área da engenharia civil, os problemas são dos mais variados, o que exige conhecimento e diversos equipamentos técnicos. Dessa maneira, Karine entende que tudo começa com uma boa conversa com o cliente, entendendo a sua real necessidade e comenta ainda: “Cada cliente é único, merece atenção e comprometimento. Nossos trabalhos são entregues rigorosamente dentro do prazo combinado em contrato, atendendo o escopo e superando as expectativas do cliente.”

Após realizar centenas de vistorias e laudos, destaca a importância da melhoria contínua: “Cada trabalho acrescentamos algo novo, aprendemos no processo e tornamos o laudo mais embasado, mais completo”.

 Karine tem como missão:
  • Contribuir na profissionalização da construção civil disseminando conteúdos de engenharia, principalmente diagnóstica, para toda a sociedade.
  • Atender as necessidades dos clientes com atenção, agilidade e qualidade.
  • Diagnosticar e solucionar patologias e problemas das edificações.
Planos para o futuro

Enfim, “Pretendo continuar estudando e me aperfeiçoando. Fazer outras pós-graduações ou cursos de especialização. Também planejo um crescimento da empresa, atingindo novas regiões e desafios e colaborar continuamente com a profissionalização de profissionais por meio dos meus conteúdos”- finaliza Karine Baptista Hackbarth.

Conheça mais sobre seu trabalho

Siga Karine Baptista no Instagram: @engkarinebaptista

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo