Ego Notícias

Atividade física é ideal para o corpo, mas é preciso cuidado

Atividade física é ideal para manter o corpo em dia. Mas realizar exercícios de maneira incorreta pode ocasionar lesões e até mesmo problemas na postura irreversíveis

O setembro vermelho é o mês da conscientização sobre a importância do coração. Bem como uma forma de manter o coração em dia é por meio da prática de atividades físicas regularmente.

Mas antes de iniciar qualquer atividade, é necessário procurar um médico. Assim, Otacílio DaMatta ortopedista do esporte, orienta a, antes de iniciar algum exercício físico, procurar ajuda de um especialista.

Desta forma: “Antes de realizar qualquer atividade física, é preciso passar por avaliação médica e ter um acompanhamento de um profissional seja, ortopedista do esporte, dependendo do que a pessoa for praticar”.

Fonte: Pexels

Atividade física necessita de cuidado

Além disso, o local onde serão realizadas as atividades precisa ser averiguado também para evitar acidentes.

Nesse sentido “Lugares com muitos móveis, como, mesa, cômoda e outros, devem ser evitados. Porque são propícios para acidentes. Aliás, o local não pode limitar seus movimentos”, orienta o profissional.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) sob a orientação e aprovação médica, o tempo ideal para um adulto realizar suas atividades físicas é de até 300 minutos por semana.

Ainda assim é indicado realizar os exercícios, até uma hora por dia (num intervalo de cinco dias) ou 40 minutos por dia dentro de uma semana, ou seja, nos sete dias consecutivos.

Fonte:Pexels

Orientação  

Desta forma todo exercício, inclusive alongamentos, devem ter o auxílio de um professor para serem feitos da maneira correta.

Também é necessário adaptar as atividades, em caso de ausência dos equipamentos e aparelhos, não se recomenda escolher qualquer objeto para substituí-los e muito menos, treinar sozinho.

Dessa forma, é preciso ficar atento no  às consequências de se realizar exercícios físicos de forma imprudente.

“Aliás, quem pratica exercícios diariamente também precisa de orientações. Bem como não é hora de aumentar intensidade e carga de treinos. Mas a pessoa que ainda não tiver iniciado uma rotina de exercícios e desejar ativar o corpo, deve acionar a sua rede de contatos e procurar por alguém da área. Assim, como por exemplo entre amigos e familiares, que possam ajudar na elaboração de uma lista de atividades moderadas e na orientação de como realizá-las”, esclarece o ortopedista.

Fonte: Divulgação

Checkup médico antes da prática 

Para aqueles que têm patologias ortopédicas, tais como, artrose e  problemas de coluna ou já tiveram algum tipo de lesão, o especialista alerta para o redobrar dos cuidados.

Então, conforme o especialista “Consultar um ortopedista é ideal. Pois ele vai saber indicar qual a atividade física mais indicada para o paciente e qual especialista pode dar um suporte para a execução correta dos movimentos”, finaliza.

Capa: Pexels

Fonte: Octacílio da Matta Lopes Junior, ortopedista do esporte, cirurgia da mão e especialista em joelho na clínica DaMatta.– Letra Comunicação

Leia também: Bia Lucca: cantora prova que talento e sonho não tem idade

Sair da versão mobile