Para quem passa pelas duas pontes, por cima ou por baixo, se assusta por conta da falta de manutenção e o descaso governamental que apenas fala mas nada faz. Comenta-se até que a Ponte Hercílio Luz será liberada para veículos pesados, a exemplo de ônibus, quando de fato deveria ser liberado apenas para veículos utilitários (uber, táxis, ambulâncias, corpo de bombeiro, polícia…) além de ciclistas, motos e pedestres pelos motivos óbvios, o abandono depois de reinaugurada. Por essas e outras, a manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, manutenção da malha rodoviária estadual e Inspeções de pontes e viadutos são alguns dos temas sobre os quais se debruçarão engenheiros e técnicos para o Seminário Cresce Brasil – Engenharia de Manutenção promovido pelo Senge-SC nesta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 9h, no centro de eventos da FIESC. O evento encerra com uma visita técnica à Ponte Hercílio Luz, às 16h, conduzida pelo engenheiro José Abel Silva, consultor das obras de reforma.
A partir do Seminário, a intenção é levantar o debate e alertar para a importância de abandonar a precariedade e o improviso e implantar política de inspeção, conservação e manutenção permanentes, além de buscar consenso e soluções para enfrentar o descaso com a inspeção e conservação das estruturas existentes no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://bit.ly/seminariosenge.
Não é de hoje que a questão preocupa os engenheiros e respectivas entidades de classe. Para mudar o atual quadro, a proposta é que as administrações municipais, estaduais e federal instituam um órgão com dotação orçamentária e corpo técnico qualificado para se responsabilizar por inspeção e conservação regulares. Além de propiciar a proteção das pessoas e do meio ambiente, a medida permitirá a correta aplicação dos recursos públicos de forma programada e responsável, e não em ações corretivas emergenciais e sempre muito mais dispendiosas que a prevenção.
“Colocar tal proposta em prática exigirá vontade, coragem e responsabilidade política por parte dos gestores públicos”, avalia o presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen, ao lembrar que executá-la com base em planejamento e com excelência técnica é missão para a engenharia e seus profissionais, que devem ter protagonismo nessa empreitada.
O diretor do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, enfatiza que as pontes e viadutos, denominadas como obras de arte especiais (OAE), são obras de engenharia de extrema importância no desenvolvimento econômico e social do País. “Estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil e, portanto, é essencial serem objeto de gestão de atividades de inspeção e manutenção para promover a sua adequada conservação”, justificou. Segundo Abraham, inspeções permitem identificar as patologias existentes e indicar o diagnóstico das ocorrências. As manutenções são atividades cuja função é o tratamento dessas anomalias.
O evento é uma nova etapa do projeto CRESCE BRASIL, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), e é aberto aos engenheiros, estudantes de engenharia, entidades do setor e representantes do poder público.
Leia ainda: Christiane Torloni comemora 50 anos de carreira
Confira: Atriz francesa Adèle Haenel é a estrela do filme A Revolução em Paris
Leia ainda: Camerata e Associação Arte. Dança levam clima sedutor de Carmem ao CIC
Natal Luz: Santuário Santa Paulina e o Natal Luz Solidário de Nova Trento
Show: John Mueller e Daniel Lucena fazem show em Blumenau nesta sexta-feira
Leia ainda: Final de semana terá programação de Natal em Jurerê Internacional
Boas notícias: Brasil e Estados Unidos, entrada imigratória automatizada
Ela está nua: Nati Souza é a mais nova Bella da Semana
Confira: Consórcio de viagens – Uma ótima opção para viajar
Segurança: Travel Ace Assistance participa da Black Friday
Experiência de turista: Trabalhadores da hotelaria vivem Dia de Turista
Destinos: Projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde Mar
Prêmio: Parque Beto Carrero World recebe Prêmio Maurício de Souza
Black Friday, um verdadeiro fenômeno de vendas em todos os setores
Arte & Vinho: Arte internacional na Vinícola Villa Francioni
Gastronomia: Delícias Portuguesas no restaurante, happy hour e mercearia em Floripa
Ciclismo: CicloVil Bike fecha o ano promovendo mais um super pedal – Cicloturismo em ação
Black Friday – Hotéis de Jurerê Internacional lançam desconto
Novidade na Ilha: Os guarás vermelhos retornam a Ilha da Magia
Super noite: Uma noite com Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Pilates: A melhor idade e os benefícios do pilates
Ilha do Papagaio: Atividade turística impulsiona a economia brasileira
Viajar mais barato: App oferece viagens de ônibus compartilhadas até 60% mais baratas
Seguro Viagem: Não viaje sem ter a garantia de um bom seguro. Sua viagem pode virar uma roubada
Novidade no ar: Decolando de Floripa a Porto alegre pelas asas da Gol
Qualidade: Floripa Airport registra salto de qualidade nas avaliações
Em destaque: Lages SC, à Princesa da Serra em destaque
Hotelaria: Hotel Renar, ícone hoteleiro do Vale do Contestado