Foram cerca de 1,3 mil participantes, 35 expositores e uma intensa discussão acerca dos aspectos econômicos e de inovação para a alimentação fora do lar do país. Além de muitas novidades e indicações para o futuro da gastronomia. Este pode ser um resumo do que foi o 30º Encontro Nacional Abrasel, realizado em Florianópolis na Associação Catarinense de Medicina (ACM). Foi o primeiro evento deste porte realizado na capital catarinense. A abertura contou com autoridades como o secretário estadual de Turismo, Leonel Pavan (representando o governador Raimundo Colombo). O vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, Paulo Solmucci Jr. (presidente da Abrasel Nacional). E o executivo do Sebrae Roberto Tavares de Albuquerque, entre outros.
Logo no início oficial Raphael Dabdab ressaltou a capital catarinense como a primeira Cidade Unesco de Gastronomia do país.
Na ocasião, defendeu o futuro da cidade pedindo que seja mais justa e próspera. Citando as questões da orla – que ameaçam beach clubs e outras estruturas importantes para o turismo e o setor como um todo. “O turismo representa 13% do PIB. Temos de ter um carinho especial pelo segmento”, alertou.
Paulo Solmucci Jr. destacou as boas novas da reforma trabalhista e o valor do empreendedorismo catarinense, falando sobre aspectos de nossa agricultura, receptivo e até mesmo nossas novas cervejarias, que são exemplos para o mundo. “O futuro está nas cidades, na forma como as pensamos e planejamos.
É muito importante que tudo isso seja discutido aqui, em Florianópolis”, frisou. Pavan intensificou seu trabalho como defensor da volta da legalização dos cassinos e da gastronomia como destino turístico, o que necessita de mais investimentos. “A Argentina investe cinco vezes mais no turismo que o Brasil”, exemplificou.
Encontro Abrasel também foi um show de gastronomia
Além de discutir o futuro do setor e apontar soluções estratégicas para toda a economia da comida fora do lar, o Encontro Abrasel também foi um show de gastronomia, com chefs do Brasil e do exterior atuando em uma cozinha-show que ensinou muito sobre o estilo de cada um durante o evento.
Foram momentos onde os aromas se confundiram com o que há de mais talentoso na área, sem contar nas dicas preciosas de cada profissional envolvido, conforme a lista abaixo:
Chef Miguel Bahena – México
Valter Herzmann Jr – Santa Catarina
Chef Kalymarakaya – Mato Grosso
Nicola Pietraluongo – Itália
Chef Luciano Tomasini – Santa Catarina
Chef Jaime Barcelos – Santa Catarina
Chef Luiz Hoffmann – São Paulo