OdontologiaSaúde e Bem-Estar

Dia Nacional da Saúde Bucal: Cirurgiã dentista, Dra. Kátia Blume

fala sobre a importância dos cuidados básicos com a higiene da boca

Dia Nacional da Saúde Bucal: Cirurgiã dentista, Dra. Kátia Blume fala sobre a importância dos cuidados básicos com a higiene da boca.

Data também celebra o Dia do Cirurgião Dentista e visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos profissionais dessa área

Dia Nacional da Saúde Bucal: Cirurgiã dentista, Dra. Kátia Blume
Katia Blume – Foto Divulgação

O Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista são comemoradas nessa terça-feira (25). As datas, tão importantes, visam conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal e do profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana.

Os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, foram criados em 25 de outubro de 1884, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, sendo assim, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data para homenagear a criação do curso de Odontologia no país.

A boca é a maior cavidade do corpo a ter contato com o meio ambiente

Um sorriso bonito vai além de ter apenas dentes branquinhos, é preciso ter uma boca saudável como um todo. A saúde da boca pode repercutir na saúde de todo o organismo. De acordo com a Cirurgiã Dentista, Dra. Kátia Blume, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato com o meio ambiente, portanto, é a entrada para bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.

“Uma má higiene bucal pode levar a enfermidades, ou até mesmo agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.”, explica Blume.

Dentre os problemas bucais mais comuns estão: Cárie, aftas e lesões bucais, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro.

Para evitá-los, Dra. Kátia aconselha os cuidados simples, que todos já sabemos, mas que funcionam. “É necessário escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. Utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Finalizando a escovação, passar o fio dental entre todos os dentes. E por último, mas não menos importante, a visita regular ao dentista, que é fundamental!”, finaliza ela.

Fonte: M. Stival Assessoria

Foto: Freepik/ Divulgação

Portanto, saiba mais sobreFernando Ferraz prestigia o Festival de Cinema em Madrid

A saber, leia mais sobre:  “Chique é pagar barato”: Fabio Arruda e Sidney Oliveira

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo