A busca por soluções que melhorem a mobilidade urbana no Brasil, especialmente nas grandes cidades, apresentou recentemente mais uma novidade. Trata-se da Bikxi, o primeiro serviço de transporte compartilhado feito em bicicletas duplas.
As bicicletas são elétricas e possuem dois lugares (um para condutor e o outro para o passageiro). São pilotadas por profissionais previamente treinados e circulam somente em ciclofaixas e ciclovias para garantir mais segurança e conforto aos passageiros, que por sua vez podem ou não pedalar junto com o Bikxer (condutor).
As Bikxis circulam em uma rota totalmente conectada por ciclovias com mais de 20 km de extensão. O trecho vai desde o CEAGESP até a Ponte do Morumbi, passando por importantes avenidas como Faria Lima, Hélio Pellegrino, República do Líbano e Berrini. O passageiro pode embarcar ou desembarcar em qualquer ponto da ciclovia.
“O objetivo da Bikxi é transformar seu deslocamento diário em algo prazeroso, longe do stress do trânsito, podendo viver mais a cidade através de um novo ponto de vista. Por estarmos na ciclovia, não pegamos congestionamento e com isso conseguimos chegar em até metade do tempo que levaria de carro ou ônibus. Além disso, ao andar de Bikxi você contribui na redução da poluição e no desenvolvimento de uma cidade mais sustentável”, afirma o economista Danilo Lamy, idealizador do sistema.
O usuário solicita sua corrida através de um aplicativo para um determinado trajeto. Ao pedir uma bike pelo app, o cliente informa sua localização e o destino para onde deseja seguir. Feito isso, a plataforma revela o caminho até o ponto de encontro da rota mais próxima. O passageiro também pode solicitar uma Bikxi diretamente na ciclovia, sem o aplicativo.
“Decidimos patrocinar essa iniciativa não apenas porque se trata de uma solução inovadora, mas também pela tecnologia envolvida. Essas duas características tem muito em comum com a Argo Seguros, uma companhia que se utiliza da tecnologia para também oferecer soluções diferenciadas em seguros”, explica Fernando Cantreras, coordenador de marketing.
A seguradora colocará sua logomarca em todos os capacetes, itens de segurança obrigatórios, que são utilizados por motoristas e passageiros durante o trajeto. Vale lembrar que a seguradora possui também um seguro para bicicletas de alto valor agregado, ou seja, acima de três mil reais.
Sobre a Argo Seguros
Desde 2012, a Argo Seguros oferece soluções em seguros de Responsabilidade Civil, Patrimonial e Transportes. Sediada em São Paulo, alcançou mais de R$ 160 milhões de prêmios emitidos em 2016, sendo reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos e excelência no atendimento aos segurados e corretores parceiros.
Está entre as cinco maiores seguradoras de Transporte Internacional e de Responsabilidade Civil Profissional. É subsidiária da Argo Group, Seguradora e Resseguradora com atuação em diversos mercados, está listada na Nasdaq (AGII) e possui classificação A pela A.M. BEST e A- pela S&P. Para saber mais, acesse: www.argo-protector.com.br.