Orquestra Sinfônica encerra 21ª edição do Música nas Montanhas
Foram 10 dias de uma intensa agenda de oficinas e concertos gratuitos, que atraíram mais de 600 estudantes de diversas partes do país e do exterior
Orquestra Sinfônica encerra 21ª edição do Música nas Montanhas.
Evento atingiu um público de cerca de 10 mil pessoas.
Foram 10 dias de uma intensa agenda de oficinas e concertos gratuitos, que atraíram mais de 600 estudantes de diversas partes do país e do exterior a Poços de Caldas (MG).
Nesse ínterím de 9 a 18 de janeiro, sotaques se misturaram para um diálogo em perfeita harmonia, através do idioma único da música que preencheu os quatro cantos da cidade, transformando-a na capital brasileira da música erudita.
Com este panorama, a 21ª edição do Festival Música nas Montanhas chega ao fim, neste sábado (18). Espetáculos lotados e a presença de grandes nomes do cenário nacional e internacional deram o tom do evento, que encerra sua agenda com o aguardado concerto da Orquestra Sinfônica do Festival.
Assim, o espetáculo acontece às 20h30, com entrada gratuita. Pede-se a chegada com antecedência para a garantia de lugares.
O concerto traz como solistas a violinista Betina Stegmann e o violoncelista Aldo Mata, sob regência do maestro Jean Reis.
Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino, Reis esteve à frente da Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires, Orquestra Filarmônica de Mendoza, Northwest Florida Ballet, Northwest Florida Symphony Orchestra, Sinfonia Gulf Coast, University of New México Symphony Orchestra and Choir, Orquestra Sinfonia Cultura, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica de Campinas, University of North Dakota String Orchestra, University City Symphony em Missouri, Ho Chi Minh City Ballet Symphony Orchestra and Opera (HBSO – Vietnã) e no concerto de abertura do Premier Orchestral Institute em Jackson nos EUA.
O maestro também assina a direção artística e rege as orquestras do circuito de festivais realizados em quatro estados brasileiros: Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas – MG), Festival Internacional de Música de Bauru (Bauru-SP), Festival Internacional Música na Serra (Lages-SC), Festival Internacional Música no Pampa (Bagé-RS) e Festival Internacional de Música de Ivoti (Ivoti-RS), em mais de 60 festivais realizados.
Por sua atuação cultural e méritos em favor da música foi agraciado com o título de Cidadão Poços-caldense e recebeu, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, no grau de Comendador – a mais alta distinção honorífica concedida sendo, ainda, homenageado com a medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.
Jean Reis assina a direção artística dos festivais: Internacional de Canto de Curitiba (FICC), de Ópera do Paraná; Internacional de Música de Maranguape, Internacional de Música de Maringá; Internacional de Canto e Cordas de Aracajú; Internacional de Música do UNASP-SP e Brasil Instrumental Andradas.
Programação deste sábado (18)
Ao todo, cerca de 30 concertos gratuitos integraram a agenda diurna e noturna do FMM, ocupando – além do Teatro Municipal da Urca – os quatro cantos da cidade, com espetáculos em asilos, igrejas, museus, hospitais e centros comunitários. A estimativa é de que o evento tenha atingido cerca de 10 mil pessoas, direta e indiretamente.
Assim, fechando a programação desta edição, além do concerto noturno o evento oferece, às 15h, Recital da Classe de Canto, no Museu Histórico e Geográfico de Poços. Mais tarde, às 17h, o Instituto Moreira Salles é anfitrião de Recital da Classe de Piano do Festival.
Enfim, toda agenda de concertos é gratuita. Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A.
Assim, a programação completa da 21ª edição do evento pode ser acessada no site Festival de Música Nas Montanhas.
PROGRAMA DO CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Orquestra de Bolsistas do 21º Festival Música nas Montanhas
Johannes Brahms (1833-1897) – Concerto para violino, violoncelo e orquestra em lá menor Op.102
- Allegro
- Andante
- Vivace non troppo
Solistas:
Betina Stegmann: Violino
Aldo Mata: Violoncelo
Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) – Sinfonia Nº 5 em Mi menor, op. 64
1.Andante — Allegro con anima
2.Andante cantabile con alcuna licenza
3.Valse. Allegro moderato
4.Finale. Andante maestoso – Allegro vivace
Regência: Jean Reis
LEGENDA
Maestro Jean Reis rege concerto de encerramento do 21º FMM (JEAN REIS).
De 9 a 18 de janeiro, Poços de Caldas foi a capital brasileira da música erudita (FMM).
Festival ocupou os quatro cantos da cidade, com espetáculos em teatros, asilos, igrejas, museus, hospitais e centros comunitários (FMM).
Fotos: Leko Machado e Lidiane Rezende
Imprensa: Engenho de Cultura e Comunicação
Telefone: +55 35 9 8705 – 1956
Fonte: Jesuane Salvador
Festival de Músicas nas Montanhas: 21º Música nas Montanhas apresenta concerto com professores