Ego Notícias

Cinquentenário da “Cantata de Santa Maria de Iquique” no Teatro da UMC

Palimpsesto e convidados apresentam em arranjo original obra inédita no Brasil. Foto Jéssica Lobos

O Grupo Palimpsesto e convidados apresentam pela primeira vez no Brasil, a Cantata de Santa María de Iquique , em suma,  uma importante peça da Nova Canção Chilena.

O concerto acontece  no dia 7 de dezembro, sábado, às 21h30, no Teatro da UMC, na Vila Leopoldina, São Paulo.

A obra é, de certo,  uma belíssima composição que mistura elementos do folclore chileno, a música erudita e também  a poesia moderna.

A Cantata Popular é estruturada em 18 partes, incluindo cinco relatos declamados sem música, e também um prelúdio.

Além disso, três interlúdios sem letra, dois pregões e sete canções, inclusive com diversos ritmos e também níveis de instrumentalização.

Assim, o grupo brasileiro recebeu elogios até mesmo de críticos chilenos, como, por exemplo,  o diretor musical do grupo Quilapayún, Patricio Wang, inclusive.

De acordo com o especialista, “Muy bueno el Palimpsesto. Me gusta mucho la paleta bien amplia de posibilidades y de amplitud de repertório. Muy buenas ideas y todos en general. Bravo!”.

Assista ao vídeo convite com arte de Fernanda Rodante:

Cinquentenário:

De certo, a Cantata de Santa María de Iquique  composta por Luís Advis Vitaglich (1935-2004) em 1969 comemora seu cinquentenário.

De fato, a  obra estreou oficialmente no Segundo Festival de La Nueva Canción Chilena, em agosto de 1970, em Santiago, no Chile, com interpretação do grupo Quilapayún, que a gravaria no mesmo ano em seu sétimo disco.

O épico narra, portanto,   o massacre na Escuela Domingo Santa María de Iquique em 1907.

Situada no litoral Norte do Chile,  Iquique é, portanto,  uma cidade onde, em 1907, o exército abriu fogo sobre uma manifestação de cerca de 8.500 mineiros que realizavam um protesto por jornadas mais flexíveis e também por condições de trabalho dignas.

Assim sendo, cerca de 3.600 trabalhadores foram mortos pois se concentravam na Escuela Domingo Santa María – de onde surgiu, enfim,  o nome da obra.

Sobre o Grupo Palimpsesto:  

Grupo Palimpsesto na Itália. Foto divulgação.
Grupo Palimpsesto na Itália. Foto divulgação.

Formado em 2007, o grupo Palimpsesto trabalha repertório abrangente, sempre interpretado com os típicos instrumentos andinos como, por exemplo: quena, zampoña, charango, cuatro, e também  tiple .

Desde 2009, o grupo Palimpsesto é requisitado por diversos maestros para apresentar a obra La Misa Criolla, de Ariel Ramirez.

Entre eles, por exemplo, maestros  Martinho Lutero, Hermes Coelho, Cláudia de Queiroz, Ricardo Barbosa, e  também Sérgio Wernec.

Em 2018, o grupo, junto com o coro Cantosospeso, regido pelo maestro Martinho Lutero, fez turnê pela Itália, apresentando, inclusive,  a  obra La Misa Criolla .

Em 2017, em comemoração ao centenário de nascimento da compositora chilena Violeta Parra,  o Grupo Palimpsesto interpretou suas principais canções, contando, assim,  um pouco de sua trajetória artística.

No Brasil, o grupo já se apresentou em importantes espaços culturais, inclusive em duas edições da Virada Cultural Paulista.  Também gravou o álbum “ A Vida Total” (1989).

O grupo é formado por:  Cid Battiato (Voz, quena e direção musical), Miguel Lobos (Voz, Charango e violão), Salvador de la Fuente (Voz e Quena), Nano Ordenes (Voz e Violão), além de André Sanches (Voz e Contrabaixo acústico)

Enfim, participam deste espetáculo os convidados Agustin Arias (Voz e violão), Mauro Andres (Bombo Leguero), Fabio Pellegatti (Voz e Cello) e também  Daniel Giffoni (Voz e relato).

Arte de Fernanda Rodante:

A apresentação  contará também com recursos multimídia. Será exibido vídeos com ilustrações inspiradas na história da Cantata de Santa Maria de Iquique. Enfim, as ilustrações inéditas foram criadas pela artista plástica Fernanda Rodante.

Serviço:

Concerto: Grupo Palimpsesto apresenta Cantata de Santa Maria de Iquique

Data:  7 de dezembro, sábado

Horário: 21h30

290 vagas

Entrada:  R$40,00 (Inteira) e  R$20,00 (meia) – Cartões de crédito Amex, Visa, Credicard e também  Marter Card) Cartões de débito( Visa Electron, RedeShop) , dinheiro.

Local: Teatro da UMC

Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, nº 550 (entrada pelo boulevard lateral do Teatro)

Vila Leopoldina – São Paulo

Tem Acessibilidade

Estacionamento: Conveniado Faculdade UMC : Dez reais

Ouça também : https://drive.google.com/file/d/1OHyQt44lQf1PdFMDedamZ9MkdB0AFK7I/view

https://teatroumc.com.br/2019/11/03/grupo-palimpsesto-apresenta-cantata-de-santa-maria-de-iquique/

LEIA AINDA: Conheça 4 hotéis pelo mundo para casar em grande estilo

Sair da versão mobile