Saúde e Bem-Estar

Práticas baseadas em evidências

Com base no modelo cognitivo, a Dra. Nathalia Evangelista vem auxiliando diversas pessoas no combate à depressão e ansiedade

Dra. Nathalia Evangelista – Práticas baseadas em evidências

Primeiramente, a preocupação com saúde mental nunca esteve tão em voga como neste período pós-pandemia. O isolamento social, as incertezas socioeconômicas, o medo do adoecimento e perda de entes queridos, entre outros fatores, aumentaram sentimentos de ansiedade, síndrome do pânico, alterações no humor e até depressão. Todo este cenário fez aumentar a busca por consultórios psicológicos que atendam on-line. Para entendermos mais sobre este assunto, convidamos a psicóloga especialista na área Dra. Nathalia Evangelista, para nos contar sobre sua trajetória de carreira e sua metodologia realizada em  seus atendimentos.

Sua origem

Antes de mais nada, Dra. Nathalia, nascida em Andradina-SP, hoje com 35 anos. Em 2005, aos seus 18 anos, se mudou para Campo Grande-MS, onde realizou o curso de psicologia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), entre 2006 e 2010.

Dra. Nathalia Evangelista – Práticas baseadas em evidências
Psicóloga Nathalia Evangelista – Foto: Andrei Naufel
Seu mestrado

Com isso, em 2011 mudou-se para o norte de Portugal, na cidade de Guimarães, onde se preparou para o processo seletivo para cursos de mestrado da universidade do Minho. Já em 2012, foi admitida em 2º lugar para o mestrado em crime, diferença e desigualdade pelo Instituto de Ciências Sociais e em 5º lugar para o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, na mesma Universidade, na cidade de Braga.

Mérito acadêmico

Optou pelo Mestrado do Instituto de Ciências Sociais, durante o qual pesquisou as vivências de casais luso-brasileiros, trabalho pelo qual, em 2018, recebeu prêmio por mérito acadêmico, instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.

“A formação em psicologia e sociologia me permite uma visão abrangente do paciente, que deve ser visto como um sujeito biopsicossocial, pois não basta que o sujeito esteja fisicamente saudável, existe uma conexão entre corpo e mente, mediada, inclusive, pelo seu contexto social e histórico.” – explica Dra. Nathalia Evangelista, para nossa jornalista Ranai Lima.

Dra. Nathalia Evangelista – Práticas baseadas em evidências
Psicóloga Nathalia Evangelista – Foto: Andrei Naufel
 Especializações

Então, após a conclusão de sua pesquisa e aprovação na prova pública, Dra. Nathalia retorna ao Brasil em meados de 2015. Assim então, na cidade de São Paulo trabalhou na interface da secretaria de assistência e desenvolvimento social e o sistema judiciário. Especializou-se em Terapia Cognitivo-Comportamental e possui formações nas áreas de Psicobiologia e Psicofarmacologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Certificada em avaliação psicológica voltada às cirurgias bariátrica, vasectomia, laqueadura e estética pelo ISEC.

Seus atendimentos

Atualmente, realiza atendimentos on-line e presencialmente com adolescentes, adultos, idosos e casais na Clínica Tríade Psico,  localizada na região da Vila Olímpia – SP.

As principais demandas que chegam ao consultório são sobre:
  • Relacionamento interpessoal e conjugal
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Transtorno bipolar
  • TDAH
  • Autoconhecimento
  • Estresse
  • Avaliação psicológica
Dra. Nathalia Evangelista – Práticas baseadas em evidências
Psicóloga Nathalia Evangelista – Foto: Andrei Naufel
 Modelo cognitivo

Dessa forma, a TCC lida com essas e outras questões com base no seu fundamento chamado Modelo Cognitivo, que baseia-se na relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Dra. Nathalia nos explica que os eventos em si não são o que nos afeta emocionalmente, mas sim a maneira como interpretamos e lidamos com eles.

Enfim, “Grande parte da dor do paciente, tem a ver com o sentido que ele dá aos acontecimentos. Em geral, uma interpretação irrealista, que se origina de pensamentos distorcidos e crenças rígidas sobre si mesmo e outros, está na base de medos, angústias e sofrimentos que experienciamos. Afinal, parte do trabalho psicoterapêutico será identificar e ressignificar esses pensamentos e crenças, para promover emoções mais positivas e comportamentos saudáveis. Contudo, a principal ferramenta utilizada é a ética, que proporciona o acolhimento sem julgamento, a escuta ativa, a empatia e a formação de uma boa aliança com o paciente para que ele seja compreendido, seguro e protagonista do seu próprio tratamento.” – finaliza Dra. Nathalia Evangelista.

Psi. Nathália Evangelista

CRP 06/127557

Tríade Psico | Vila Olímpia. 

 Acompanhe seu trabalho

Siga Dra. Nathalia Evangelista no Instagram: @psi_nathaliaevangelista

Agende sua consulta através do WhatsApp: (11) 91481-4963

Fotos:Andrei Naufel
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo