Parkison uma doença exclusivamente de idosos?
A estimativa é que no Brasil afete 0,3% da população, cerca de 600 mil pessoas
Parkinson: uma doença que também acomete jovens adultos
A princípio o projeto Vibrar com Parkinson foi idealizado por Danielle Lanzer, portadora da doença, que através dessa iniciativa esclarece dúvidas sobre essa patologia.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta 1% da população mundial, cerca de cinco milhões de pessoas.
Portanto dados publicados em revistas científicas indicam que cerca de 10% dos diagnósticos são em pessoas com idade inferior a 45 anos:
- Parkinson de início precoce
- ou Parkinson jovem
No entanto em 2014 foi criado o projeto Vibrar com Parkinson, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanzer.
Afinal o projeto também realiza palestras e seminários com a participação de profissionais especializados em Parkinson, destinados pacientes, familiares e cuidadores.
Ademais a doença foi descoberta por Dr. James Parkinson, em 1817, sendo chamada de Paralisia Agitante.
Posteriormente anos após a morte de James Parkinson, o neurologista Jean-Martin Charcot homenageou o médico, sugerindo o nome de Doença de Parkinson.
Certamente a patologia pode causar diversos sinais e sintomas, os quatro principais e importantes para definir o diagnóstico são:
Lentidão, Tremores, Rigidez e alteração postural. Ainda sem cura, pode ser tratada com diferentes abordagens que incluem: medicamentos, cirurgia, terapias, atividade física.
“A informação é o melhor remédio”!