Mercado imobiliário: desaceleração exige novas estratégias
Especialista em Home Staging explica como esse método pode ajudar a manter bons resultados
Mercado imobiliário: desaceleração exige novas estratégias
Desde o início da pandemia, o mercado imobiliário se tornou uma surpresa para o mundo financeiro. Ao contrário de outros segmentos que tiveram consequências negativas com o isolamento social e recessão econômica, o mercado de venda e aluguel de imóveis seguiu na contramão e fechou os últimos dois anos com resultados positivos.
No entanto, no primeiro semestre de 2022, com o aumento nas taxas de juros, inflação elevada e custos de produção, o jogo parece ter virado. Pois segundo simulações feitas pela Anefac (Associação Nacional de Executivos), a alta da Selic, por exemplo, pode aumentar em mais de 20% o valor dos financiamentos neste ano. Ou seja, com o aumento nos preços, é necessário focar em estratégias que elevem a atenção do consumidor para a qualidade e importância dos imóveis.
Home Staging
Mas uma técnica que tem mostrado excelentes resultados e que pode ser utilizada no mercado imobiliário para promover melhores estratégias é o Home Staging. Aliás, a especialista na área, Andréa Linhares, que foi uma das pioneiras a trabalhar com este método no Brasil, explica que o Home Staging surgiu nos EUA nos anos 70. Pois foi quando a corretora de imóveis Barb Schwarz percebeu que algumas intervenções de forma estratégica na decoração, no layout, entre outras ações, valorizavam as casas e faziam com que elas fossem vendidas em menos tempo. Além disso eu atuo nesta área desde 2018 aqui no Brasil”, conta.
Quando bem executada, essa técnica pode ajudar de maneira eficiente a aumentar as vendas ou aluguel de imóveis. Uma pesquisa realizada no Brasil, em 2021, pela Datastore, mostrou que 80% dos imóveis que passaram pela técnica de Home Staging foram vendidos em até 3 meses, sendo que a média de tempo que um imóvel sem nenhuma preparação demora para vender é de 7 meses. Desses, 19% demoram mais de 1 ano para vender. Além disso, o Home Staging não só aumenta as chances de venda, mas também agrega valor, trazendo mais retorno financeiro. “É importante que o proprietário contrate um profissional de Home Staging antes de colocar o imóvel à venda. O imóvel tem que estar preparado corretamente, tem que passar pela sessão de fotos profissionais e então estará pronto para ser anunciado”, acrescenta.
Oportunidade de crescimento profissional
Além dos excelentes resultados para o mercado imobiliário, o Home Staging é uma oportunidade para quem busca focar em um novo segmento no Brasil. Por ser uma área razoavelmente “nova” no mercado nacional, quem se especializar pode sair na frente. “É importante ter conhecimento sobre as técnicas de preparação de imóveis, além de conhecimentos de alguns princípios do Design de Interiores, através de cursos específicos. Aliás, essas técnicas têm que ser aplicadas corretamente, para ter êxito nas vendas”, explica.
Andréa, que possui experiência prática e teórica, atualmente, também forma novos especialistas em Home Staging através do seu curso online. “No meu curso online sobre Home Staging e Decoração Cenográfica os alunos irão aprender como aplicar corretamente as técnicas de preparo, terão noção sobre os princípios do Design de Interiores, como preparar imóveis com moradores e imóveis vazios. No módulo de Decoração Cenográfica, eles aprenderão como mobiliar imóveis vazios com os móveis cenográficos, como criar esses móveis e eletrodomésticos, análise de contrato, marketing, nichos de atuação e muito mais. É um curso completo e objetivo”, esclarece.
Serviço
Para conhecer mais e se inscrever no curso, acesse: andrea-a-linhares.kpages.online/curso
Entre em contato e tire suas dúvidas através do Instagram: @andrealinhareshomestaging
Foto da Capa: Divulgação
Fonte: Andréa Linhares, uma das pioneiras a atuar com Home Staging no Brasil.
Veja também: Clássicos dos anos 80 para assistir em família