Arte e CulturaEntretenimento

Já pensou em vivenciar uma ópera?

Temporada de ópera italiana começa uma nova história em Minas neste sábado

Já pensou em vivenciar uma ópera online?

Temporada de ópera italiana começa uma nova história em Minas neste sábado. Na onda dos eventos online e presencial, motivados principalmente pelas adaptações à pandemia mais uma experiência única poderá ser desfrutada neste modelo: uma tradicional ópera italiana online.

A ópera barroca italiana TOLOMEO E ALESSANDRO, com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece, ganha a sua primeira montagem na América.

Daí, com a direção musical e artística de Robson Bessa, direção vocal de Sérgio Anders, e direção cênica de Francisco Mayrink.

A estreia será pela TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE 2021, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no dia 23 de outubro (sábado), às 20h30

Assim composta em 1711, a ópera  Tolomeo e Alessandro apresenta por meio da música e da poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade. p

Portanto o dia 23/10  marcará a primeira encenação na América da ópera Tolomeo e Alessandro, com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece.

Já pensou em vivenciar uma ópera?
Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Pexels – Divulgação
Ópera é evento magistral

Há outra questão que também ajuda a dar dimenso a importância dessa montagem.

Pois composta em 1711, Tolomeo e Alessandro representa também a primeira encenação no Brasil de uma obra da família italiana Scarlatti.

E, neste caso, essa obra apresenta de maneira magistral, por meio de música e poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade.

Assim a encenação contará com a execução musical da Orquestra Barroca Musica Figurata, a mais antiga e mais importante orquestra especializada em música barroca de Minas Gerais.

Logo, a  proposta da montagem é mergulhar no universo da ópera barroca italiana através da obra de Domenico Scarlatti, filho de Alessandro Scarlatti, grandes compositores operísticos dos séculos XVII e XVIII.

Já pensou em vivenciar uma ópera?
Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Divulgação
Ópera faz parte da história mineira

Assim, nascidos na Itália, país onde surgiu a ópera, os Scarlatti foram fundamentais no desenvolvimento do gênero artístico que ganhou o mundo ocidental, sendo exportado para outros países, a partir do período barroco.

Daí, Robson Bessa, estudioso da música barroca italiana no Brasil é um dos principais especialistas na interpretação da música vocal da família Scarlatti.

Ele revela que entre os anos 1779 e 1781, foram representados mais de 70 títulos de óperas italianas, na Casa da Ópera, em Ouro Preto.

Por isso “Antigamente, cidades como Sabará, Santa Luzia, Juiz de Fora, Nova Lima e São João Del-Rei também abrigavam suas Casas da Ópera.

Assim, a partir daí eu percebi a necessidade de recriar essa tradição da música barroca italiana em Minas Gerais.

Portanto será encenada Tolomeo e Alessandro, com uma Orquestra Barroca, no Palácio das Artes, a principal instituição operística de Minas Gerais”, pontua.

Retorno da ópera é fruto de parceria público-privada

De acordo com a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, apresentar esse título inédito na América é uma ótima oportunidade para oferecer diferentes opções de repertório ao público.

Portanto “É muito especial voltarmos a vivenciar, de forma segura, a experiência cultural que é assistir presencialmente uma Ópera.

Logo, esta iniciativa difunde a diversidade operística e proporciona ao público a oportunidade de apreciar uma montagem extremamente singular.”

Para o Consul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, a ópera chega em boa hora:

Assim “Desde sua criação, o Consulado da Itália em Belo Horizonte promove a construção de uma ponte cultural entre a Itália e Minas Gerais.

Por isto escolheu patrocinar essa iniciativa que, por meio da linguagem universal da música, renova o vínculo entre mineiros e italianos criado durante a emigração italiana no estado”.

Desde o início da pandemia, essa é a primeira ópera realizada no Palácio das Artes e com a presença do público.

Desta forma a apresentação bastante diferenciada do Recital da soprano Eliane Coelho e do pianista Gustavo Carvalho, em novembro de 2020, e do Concerto Stabat Mater – O Drama do Barroco Italiano, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e solistas convidados, em agosto de 2021.

Logo, as duas apresentações líricas anteriores não contavam com a encenação teatral, característica singular de um espetáculo operístico.

No entanto, apesar de ter sido criada no ambiente árcade do barroco italiano, a obra é atemporal, sobretudo com a música de Domenico Scarlatti.

Filho do grande Alessandro Scarlatti, o maior compositor de ópera do final do século XVII e início do XVIII.

Daí, Domenico recebeu uma formação musical esmerada, que pode ser percebida por meio da força de sua criatividade nas árias que ilustram o complexo rol dos afetos humanos.

Já pensou em vivenciar uma ópera?
Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Pexels – Divulgação
Sinopse:

No cerne da história, que se passa no Chipre, há uma série de conflitos, desencontros e momentos de afetividade entre os dois irmãos Tolomeo e Alessandro, filhos da rainha Cleópatra, que disputam o reino do Egito.

Assim, a mãe – que não aparece em cena -, quer que Alessandro, seu filho mais novo, torne-se o Rei do Egito, mas, para que isso ocorra, é necessário que Tolomeo seja assassinado.

Logo, a força do amor se faz presente através da relação entre Tolomeo e Seleuce, personagem que também é desejada por Araspe, Rei do Chipre e um dos vilões da trama.

Outra vilã da história é a ambiciosa Elisa, mulher de Alessandro, que pretende ascender socialmente, deixando de ser princesa para se tornar rainha do Egito.

Portanto, para alcançar o seu objetivo, Elisa incentiva Alessandro a matar o próprio irmão.

Em cena, instrumentos históricos ou cópias de instrumentos históricos, como cravo, violinos barrocos, viola, flautas barrocas, oboé barroco, teorba e guitarra barroca.

Por isso de acordo com Robson Bessa, esses instrumentos possuem sonoridade extremamente rica.

Daí, “Os instrumentos barrocos são tocados com técnicas específicas para exacerbar as emoções de uma maneira eloquente e retórica”, explica. 

Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Pexels - Divulgação
Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Divulgação
TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE

Para finalizar, parte integrante da Temporada de Ópera 2021, a Academia de Ópera está em curso durante o segundo semestre deste ano com o “Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos”.

Por outro lado, com a curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Lívia Sabag.

Portanto, consta também na programação da Temporada de Ópera 2021 a série de cinco episódios de Ópera! O podcast da música lírica.

Com concepção e direção de João Luiz Sampaio (Jornalista e crítico musical) e Nelson Rubens Kunze (fundador, diretor e editor da Revista Concerto).

Assim todos serão lançados quinzenalmente, nas principais plataformas, até o dia 25 de novembro.

Até dia 25 outubro será exibida a Mostra de Cinema e Ópera, com curadoria da diretora cênica, Julianna Santos.

Bem como, finalizando, a ópera “Tolomeo e Alessandro” integra a Temporada de Ópera on-line 2021 e é realizada pelo Consulado da Itália em Belo HorizonteMinistério do TurismoGoverno de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado.

É uma correalização é da OPEMG Cia de Ópera Barroca, Musica Figurata e pela Appa – Arte e Cultura, com o apoio cultural da Canção das Iluminurias.

Já pensou em vivenciar uma ópera?
Já pensou em vivenciar uma ópera? Foto: Divulgação
Serviço:

Temporada de Ópera 2021 | Ópera Tolomeo e Alessandro

Data: 23 de outubro (sábado)  Horário: 20h30

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Podem ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site eventim.com.br

Informações para o público: (31) 3236-7400

Leia também: Phygital: Eventos que unem digital e físico são aposta do momento.

Foto: Pexels – Divulgação

Saiba mais: https://egonoticias.com/author/juliana-umbelino/

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora e redatora web e SEO para WordPress há mais de 16 anos. É autora publicada pela editora Qualis. Apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk, soul e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados