Celebridades

Exposição celebra mais de 50 anos de carreira de Sidney Magal

Mostra inédita reúne figurinos originais, fotografias, discos, reportagens, filmes e presentes de fãs

Exposição celebra mais de 50 anos de carreira de Sidney Magal

Até o dia  29 de julho o público pode conferir no Centro Cultural Correios São Paulo  a exposição Expo Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino. A mostra fecha um ciclo de homenagens aos mais de 50 anos de carreira de um dos artistas mais queridos da música brasileira. De certo, a exposição fica em cartaz de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, com entrada franca.

Paulo Del Castro é o responsável pela coordenação do projeto.
Paulo Del Castro coordenador do projeto. Foto: Denise Andrade

Moda

Sidney Magal movimenta o imaginário feminino por seu estilo único, performances irreverentes, roupas alegres e sensuais que marcam um dos maiores astros da cultura pop do Brasil. O núcleo de moda  traz figurinos originais usados pelo cantor ao longo da sua carreira.

“Além de ser um grande artista, que faz parte da cultura popular brasileira, Sidney Magal também é um ícone de moda. Com as suas plataformas, figurinos extravagantes com brilhos e texturas, ele influenciou e ditou tendências. Na época, os seus figurinos foram uma verdadeira revolução em um momento em que a nossa sociedade era muito mais conservadora e vivíamos a rigidez do regime militar. Quando fui convidada para assinar a curadoria dessa exposição, vi que seria uma grande oportunidade para expor, pela primeira vez, uma belíssima seleção de figurinos originais que poderia ser usada como fio condutor para contarmos a trajetória do artista”, explica a curadora, escritora e designer de moda, Bruna Ramos da Fonte.

Rodrigo West. Foto Denise Andrade.
Rodrigo West. Foto Denise Andrade.

Música

Desde a década de 1970, Sidney Magal gravou 17 álbuns, a discografia pode ser apreciada no núcleo musical. O público poderá relembrar hits famosos que transcendem gerações. Entre eles, por exemplo: Meu sangue ferve por você (Freddie Neyer e Jack Arel, 1973), Amante latino (Rabito, 1973) e Sandra Rosa Madalena. Além de a cigana (Miguel Cidras e Robert Livi, 1978), que este ano completa 45 anos de lançamento.

Este núcleo conta ainda com alguns figurinos originais, incluindo o de cigana, criado pelo estilista Nico Rosa, usado pelas dançarinas nos shows durante a música Sandra Rosa Madalena. Além de um colete original usado pelo Magal na fotografia de capa do seu primeiro disco em 1977.

Bruna Ramos da Fonte. Foto Denise Andrade
Bruna Ramos da Fonte. Foto Denise Andrade

Alô Terezinha

No núcleo televisivo, o público poderá reviver toda a história do ídolo na televisão, começa pelos primeiros programas que participou quando ainda era um jovem adolescente desconhecido do público com o nome artístico de Sid Sonny. Até os programas que o levam para o grande público, como, por exemplo,  o Chacrinha, Faustão, Silvio Santos, entre outros.

Sétima Arte

O núcleo destaca os filmes Amante Latino(1979), com direção de Pedro Rovai e roteiro do escritor Paulo Coelho e o filme O Meu Sangue Ferve por Você,  dirigido pela Joana Mariani, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2023. Dessa forma, o filme é  baseado na história de amor do Magal e sua esposa Magali. Além disso, nessa sessão são expostos figurinos originais usados nas gravações dos filmes.

Teatro

Sim, Magal também atuou no teatro. A exposição relembra, portanto,  essa trajetória desde o momento em que Sidney pisou nos palcos pela primeira vez para encenar My fair Lady, no Teatro Rival(RJ), anos antes da fama. Até, portanto, ser protagonista em montagens como Roque Santeiro (direção de Bibi Ferreira) e ser homenageado nos palcos com o musical Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino(2022). Aliás, nesse núcleo, o público pode conferir três figurinos originais do musical, criados portanto,  pelo renomado figurinista Fabio Namatame.

Caíque Vandera. Foto Denise Andrade
Caíque Vandera. Foto Denise Andrade

Legião de fãs de todas as idades

De certo, Sidney sempre teve uma relação muito próxima com os fãs e recebe milhares de mensagens de carinho em cartas, cartões, bilhetes e presentes que ele guarda a sete chaves. Então, alguns desses presentes podem ser vistos em um núcleo dedicado aos fãs.

Assim, neste espaço, os visitantes da exposição podem de certo escrever uma carta para o seu ídolo, pois haverá uma caixa do correios.

Idealização

“Falar de Magal é falar de alegria. A ideia de homenageá-lo surge em 2016, tudo acontece naturalmente, pela própria capacidade do Magal de unir pessoas. Eu, como filho, precisei realizar uma nova avaliação sobre quem ele era para além de um pai, e o que representava e continua representando. Com muita satisfação conseguimos chegar a essa exposição encerrando esse ciclo de homenagens aos mais de 50 anos de carreira. É muito bonito ter a oportunidade de participar e prestigiar os vários projetos que fazem parte desse ciclo. Desde o primeiro show, no qual Magal cantou com amigos, passando, além disso, pelo sucesso do lançamento de sua biografia, filme, documentário, o musical e agora também essa grande exposição”, fala o diretor artístico Rodrigo West.

Enfim,  Paulo Del Castro  coordena o projeto. “De certo, é  um privilégio quando se pode tentar devolver aos nossos ídolos da infância um pouco das alegrias que eles nos deram. Uma dose de Sidney Magal sempre deixa o nosso dia e também a nossa vida mais feliz”, assim finaliza Del Castro.

Além disso, a  exposição tem apoio do Ministério da Cultura e também do Centro Cultural Correios São Paulo.

Serviço:

Exposição “Expo Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino”

Data: De 20 junho a 29 de julho, segunda-feira a sábado, das 10h às 17h

Local: Centro Cultural Correios São Paulo – sala 01 e Átrio – Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n, Centro. Aos sábados, entrada pela Av. São João, 250

Entrada franca

Fotos: Denise Andrade

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia também:  Santo Antônio do Pinhal

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo