Turismo

Encantadora por natureza: Santo Antônio do Pinhal

A turística cidade de Santo Antônio do Pinhal é o cenário perfeito para dias tranquilos

O feriado de Carnaval vem chegando.  Antes de mais nada, muita gente pensa em descansar em ambientes seguros e, portanto, se isolar da Covid 19.  A região das montanhas é um circuito muito procurado nessa época. Além disso, a preferência são cidades mais calmas  e também com opções de lazer ao ar livre.

Vizinha de Campos do Jordão (15 km), Santo Antônio do Pinhal é uma ótima opção de turismo. Inclusive para quem procura paz, um clima ameno, pousadas confortáveis e boa gastronomia.

Além dos importantes pontos turísticos, a cidade é adepta ao  turismo wellness,  que busca, portanto,  proporcionar vivências exclusivas. Sempre focadas no bem-estar, com  atividades junto a natureza para escapar do estresse da vida diária.

Com uma população acolhedora de apenas 6.560 habitantes (IBGE 2007), a cidade é avaliada pelo Booking , entre as  com melhor receptividade do Brasil.  Santo Antonio do Pinhal  conta com quase 90 pousadas dos mais diversos estilos e preços voltadas para casais e famílias. Inclusive algumas  aceitam animais de estimação.

Por ser uma cidade turística existe uma preocupação muito grande com os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. Também em todas as pousadas, pontos turísticos e comerciais da região. Além dos cuidados para evitar a doença, mais  5800 moradores já receberam a segunda dose da vacina, de acordo com o site da Prefeitura local.

praça do artesão Santo Antonio do Pinhal Foto Secretaria de Turismo
Praça do artesão Santo Antonio do Pinhal Foto Secretaria de Turismo

Estância 

Perto de SP (176 km) e a 252 Km do Rio de Janeiro, Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de SP. O ar puro a uma altitude de 1143 metros traz inesquecíveis passeios a montanha,  trilhas de vários níveis de dificuldade e a observação da fauna e da flora.

269 espécies de pássaros

Santo Antônio do Pinhal foi inserida no “Circuito de Observação de Pássaros” do Estado de São Paulo. São aproximadamente 269 espécies que podem ser vistas  ou também fotografadas nas trilhas da cidade.

Um dos melhores pontos de voo livre do Brasil

A cidade também oferece opções para quem curte adrenalina. Com 1700m de altitude,  o Pico Agudo é  um dos melhores pontos para voo livre no Brasil. Tem  visão 360  da região,  desde a Pedra do Baú até o vale do Paraíba. Os aventureiros podem  realizar a prática do voo livre. Também  os iniciantes, o voo duplo. Além disso, a cidade também  conta com atividades como, por exemplo, arvorismo, rapel,  trekking, mountain bike,  passeios off-road, e a cavalo.

Fazenda-do-Campo-Alto-produtora-de-Azeite-Foto Bia Pereira /divulgação
Fazenda do Campo Alto , produtora de azeite. Foto Bia Pereira /divulgação

O romantismo está no ar

Santo Antonio do Pinhal  é  um  dos principais destinos românticos da Serra da Mantiqueira. Além dos cenários lindos, a cidade conta inclusive com vários passeios românticos. Por isso, eles atraem casais em busca de paz e momentos a dois.

Uma antiga estação ferroviária traz um romântico passeio sobre os trilhos. Sendo assim, possível  ver a Serra da Mantiqueira até a vizinha Campos de Jordão. Também é possível conhecer um parque com diversos jardins temáticos o   Ecco Parque.

A cidade tem seu nome devido a capela  de Santo Antônio de Pádua,  santo casamenteiro. A igreja  foi feita em 1818 e a visita precisa estar no roteiro.

Gastronomia

Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela gastronomia. A região central é repleta de  restaurantes. São  mais de 60, que oferecem desde a boa e saborosa comida caseira à alta gastronomia.  Além disso, diversos empórios, cervejarias artesanais como, por exemplo, a Araukarien que oferece um tour guiado pela fábrica.

Quem aprecia truta, tem um restaurante especializado , o Arco Íris, e a  dica é a Truta da Serra.  Outro  restaurante que vale a pena a visita é o Donna Pinha que sempre traz novidades com chefs renomados.  Além disso,  para quem viaja com crianças, o restaurante Recanto do Pico. Ele tem uma ampla área de lazer com parque e pedalinhos.

Na hora da sobremesa, além dos doces  artesanais da região , não deixe de visitar, antes de tudo,  a fábrica da  sorveteria artesanal EISLAND. Os gelatos são feitos com leite do gado Jersey da própria fazenda. Um dos sorvetes que você não pode sair sem  provar principalmente é o de torta de laranja. Ainda mais que o espaço já vale a visita.

Turismo Rural na Fazenda do Campo Alto

A  Serra da Mantiqueira é  o segundo maior polo produtor de azeitonas do país. Assim, em Santo Antonio do Pinhal, a  Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite. Desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, até o processo de extração do azeite. Além disso, oferece uma degustação com diversos tipos do produto, apresentando os sabores e aromas.

Artistas renomados

A cidade conta também com muitos artistas locais. Por exemplo, o ateliê Morito Ebine foi escolhido  como um dos 25 estúdios de arte mais importantes do mundo pela revista inglesa Monocle. Seu trabalho é respeitado tanto entre designers quanto também por artistas. Ele, inclusive,  é um dos poucos que utiliza em seus móveis o método do encaixe, portanto,  sem nenhum prego. Afinal, a  cidade também conta com outros ateliers, como o de Eduardo Miguel, na Casa da Mata. Além disso, o o Atelier André Marx. Para quem gosta de criar sua própria arte, tem o  ateliê de pintura em Cerâmica Cris Quintanilha. Nele, portanto, é possível  pintar sua  peça e conhecer todo o processo de queima.

O point das compras fica na região central . Além disso, a Adega Pinhal, bem como o Armazém Di Vino, contam com várias dicas de presentes para levar para quem não pode visitar a cidade. Enfim,  por ser uma região com um clima mais frio, vale também visitar as  malharias. Entre elas, a loja de fábrica da Malharia Alves, uma das mais antigas da cidade.

De fato, à  primeira vista a cidade vai te encantar e depois você vai sempre querer voltar. Acima de tudo, a cidade pode ser visitada por toda a família. Então, agora é só arrumar as malas.

Serviço:

Para saber sobre a cidade:

Acasap: http://www.acasap.com.br/

Fotos: Pico Agudo e Praça do Artesão – Secretaria de Turismo/divulgação e  Fazenda do Campo Alto – Foto Bia Pereira /divulgação

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia Mais: AgrocashX é uma moeda de transição comercial: Portal Ego Notícias investe 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo