Ensinando arquitetos a serem empresários através de uma metodologia única
Focada em Gestão para arquitetos, Juliana Campelo, auxilia outros profissionais a empreenderem de forma leve
Arq. Juliana Campelo – Ensinando arquitetos a serem empresários através de uma metodologia única
Primeiramente, Arquiteta, focada em gestão para Arquitetos, Juliana Campelo, nos conta que como diversos arquitetos, saiu da faculdade com o sonho de ter seu Escritório Próprio. “Acreditava que o diploma debaixo do braço era o suficiente. A surpresa foi descobrir que para ter empresa, precisa ser empresário também.” – conta Juliana Campelo, para nossa jornalista Ranai Lima.
Assim então, após formada já com seu diploma em mãos, deu início ao seu sonho, fundando seu primeiro escritório sozinha. Mas por não entender nada sobre o mundo dos negócios, o resultado não foi como esperava. Pois como Arquiteta realizava um ótimo trabalho, já como gestora, Juliana não foi tão bem quanto imaginou. E com isso, seu escritório ficou sem gestão alguma, pegando mais projetos do que conseguiria dar conta, acabava não conseguindo dar a atenção que gostaria para seus clientes. “Comecei a ter crises de ansiedade, tinha insônias, estava exausta e completamente decepcionada com a profissão e por fim, decidi que desistiria da arquitetura. Fui parando de pegar projetos.” – relembra
Uma parceria de sucesso
Mas, para quem pensa que Juliana desistiu está muito enganado. Mesmo enfrentando todas as adversidades em seu escritório, surgiu um projeto interessantíssimo, e para auxiliar chamou seus amigos arquitetos Guilherme Lessa e Larissa kock, que tinham a MONU Arquitetura, e a parceria deu tão certo que Juliana foi se animando novamente.
Foi então que em 2021, Juliana, Guilherme e Larissa tiveram a grande oportunidade para realizarem alguns projetos em Dubai.
Um novo ciclo – MONU Arquitetura
E assim, juntando forças, Juliana fechou seu escritório e entrou para a MONU como sócia, começando um novo ciclo em sua vida.
Hoje então, com foco em desenvolver projetos por todo o Brasil e têm projetos em países como Emirados Árabes, Estados Unidos, Inglaterra e Singapura.
Mudando a realidade de outros arquitetos
Paralelamente a isso, muito ativa nas redes sociais. Juliana mostrava seu dia a dia da profissão, os perrengues e os projetos, zero glamour. Sem mascaras, mostrava a realidade da profissão que é pouco valorizada. Com isso, naturalmente, atraia diversos arquitetos para suas redes.
“Um dia, ainda em meu primeiro escritório, no auge da minha decepção com a profissão, fiz um longo desabafo no instagram sobre exaustão e ansiedade e, para minha surpresa, recebi uma enxurrada de desabafos de outros arquitetos sentindo o mesmo. Nessa hora veio o estalo, eu lembro claramente da voz na minha cabeça dizendo ‘É isso’. Eu sabia que queria e precisava mudar a minha realidade e a dos outros arquitetos.” – explica Juliana.
A Metodologia da MONU
Além disso, Juliana e seus sócios também não acreditam no modelo de negócio de escritórios de arquitetura como é difundido hoje: insustentáveis, com processos ineficientes e que dão dor de cabeça para arquitetos e clientes. Assim então, após muito preparo e estudos, criaram sua própria metodologia.
“Focamos em criar uma empresa que nos orgulhássemos e que atendesse muito bem os nossos clientes.” – conta.
A principal missão do escritório
Com a missão de difundir a boa arquitetura com processos simples, tanto para quem passa pelos processos [clientes] quanto para quem vive dele [arquitetos]. Para garantir o melhor resultado em cada projeto.
Depois de muito estudo, testes, erros e acertos Juliana, juntamente com seus sócios entenderam que qualquer escritório deve funcionar com base em 3 pilares: gestão, comercial e projeto. Mas o arquiteto só aprende sobre projeto. E foi assim, que após observarem a necessidade do mercado, criaram a MONULAB.
“Enxergamos a MONU como nosso laboratório e firmamos o compromisso de ensinar a outros arquitetos tudo o que funciona e não funciona no dia a dia da nossa profissão e, principalmente, ensinamos arquitetos a serem empresários através de uma metodologia única, objetiva e descontraída.” – explica Juliana.
Mas, por diversas vezes foram questionados do por quê fortalecer outros arquitetos que são seus concorrentes?
“Acreditamos que o único jeito de valorizar a profissão é tendo excelentes concorrentes. Quando um cliente tem uma experiência boa com arquiteto ele sai dizendo a quatro ventos “Contratem um arquiteto, foi a melhor coisa que eu fiz. Não sei o que faria sem” e aos poucos vamos mudando essa impressão que o mercado tem em relação à necessidade de um arquiteto. Se o mercado melhora para um, melhora para todo mundo.” – Juliana explica.
MONU – Curso de Gestão e Comercial
Enfim, em primeiríssima mão, no dia 10 de Julho de 2023, a MONU abrirá novamente as vagas para o Curso de Gestão e Comercial para Arquitetos [CGC], onde ensinam como estruturar um escritório do zero, indo desde construção da marca, captação de clientes, documentação e burocracias, equipe, precificação, gestão financeira e do tempo, mapeamento de processos, definição de estratégias e metas. “Afinal é possível empreender em arquitetura sem surtar.” – finaliza Juliana Campelo.
Não fique de fora dessa, siga Juliana Campelo e garanta sua vaga: @arq.julianacampelo/
Conheça mais sobre a MONU Arquitetura siga no Instagram: www.monuarquitetuta.com.br