Arte e CulturaEntretenimento

Professora ensina cultura Columba às crianças

Professora leva cultura de Corumbá para crianças pantaneiras

Professora ensina cultura Columba às crianças.

Professora leva cultura de Corumbá para crianças pantaneiras

A professora Rozimeire dos Santos, com mais de 30 anos de magistério, leva a cultura do banho de são João para os alunos da fazenda modelo São Sebastião no meio do pantanal.

As crianças desfrutaram e viveram momentos de fé, descontração e respeito. Dessa forma, a  festa de são João é uma tradição na cidade de Corumbá, MS. Ou seja, onde os festeiros tem a tradição do banho no santo, cujo é um ato de simbolismo, fé e respeito. Com isso, a professora Rozimeire levou a cultura para seus alunos e o resultado foi 100% positivo.

A saber, a  fazenda São Sebastião fica no meio do pantanal, onde o acesso à fazenda é por Coxim, que leva até 8h com veículos 4×4. Já de Corumbá, a chegada só é possível de avião.

“É a primeira vez que uma escola está funcionando dentro da fazenda”, relata a professora pioneira desse belo projeto. Este trabalho vem trazendo a tradição de Corumbá para a fazenda, onde a maioria dos moradores vêm de outros municípios em que este tipo de tradição não é comum.

Professora ensina cultura Columba às crianças

 

Professora ensina cultura Columba às crianças

O Evento foi muito gratificante, pois todos participaram e ficaram encantados com tudo que vivenciaram. “Sou muito grata aos parceiros “Jacarezinhos” por me apoiarem nessa nova fase. Assim como, contribuírem com o projeto, tudo é muito significante para mim, pois tenho um amor enorme por tudo que faço”. Relata a professora.

“Então, ter a oportunidade de vir lecionar aqui na fazenda é muito bom. Pois, chego a dizer que é um presente divino estar perto da natureza somada a essas pessoas de lindo coração.”  Continua a professora.  Corumbá é  a capital do Pantanal.

O secretário de governo Luís Antônio da Silva, juntamente com o prefeito de Corumbá,  Marcelo Aguilar Iunes, extremamente atuantes e defensores do projeto não mediram esforços para que o mesmo viesse a ser concretizado.

A secretaria de educação, juntamente com o secretario e o prefeito relatam que a alfabetização não tem distancia, e vem se dedicando ao máximo em fazer chegar o ensino nas regiões “ribeirinhas”, e as regiões mais distantes de Corumbá.

 

Fonte: Rosilene Bejarano / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Leia, ainda: Turma da Pakaraka é indicada ao Prêmio iBest 2023

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo