DecoraçãoInterioresPaisagismo

Como reformar um imóvel alugado sem dores de cabeça

Dicas pela Strutturare, que leva sofisticação aos lares de Belo Horizonte e região

O senso comum indica que reformar um imóvel alugado não é tão simples. Porém todos gostam de customizar seu lar da maneira que mais agrada. Á medida que o tempo passa, ideias para decorar o ambiente podem surgir. Principalmente se você mora no mesmo local por muitos anos.
Ainda assim, é possível reformar o espaço de modo que não seja necessário grandes obras.

REGRAS DO IMÓVEL

Como reformar um imóvel alugado sem dores de cabeça
Imagem: Unsplash

Seja por meio de uma imobiliária ou de forma independente, o locatário deve estar ciente de todas as regras impostas pelo proprietário. Assim como ver o local de antemão para ter certeza do estado do espaço. Antes de assinar o contrato é fundamental avaliar as condições na qual o imóvel se encontra. Além disso, conferir se alguma reforma prévia é necessária. Visto que antigos moradores podem ter deixado o espaço com defeitos.

Essa responsabilidade pela reforma inicial, caso necessária, é do locador. E se porventura o mesmo seja aberto a conversa, o novo locatário pode dar suas opiniões de como prefere o espaço. É nessa fase de decisões que o novo inquilino deve estar ciente de como deve se portar no imóvel. Questões do tipo “posso furar a parede para pendurar quadros e afins?”. Ou “tudo bem se eu pintar a parede do espaço por conta própria? ”. Até mesmo “posso ter um animal de estimação no local?” devem ser levantadas e esclarecidas para que ambas as partes estejam de acordo.

CUIDADO COM O ESPAÇO

Como reformar um imóvel alugado sem dores de cabeça
Imagem: Unsplash

Caso o proprietário não se importe com mudanças no local, é a hora de começar a pesquisar
maneiras de integrar uma decoração que não gere tanta comoção e
quebradeira. Para aqueles que moram em apartamento, outros moradores do prédio podem reclamar da suposta “reforma”.
É importante lembrar que o imóvel retornará ao proprietário. Então opte por melhorias
pequenas, itens de decoração e móveis diferenciados.

COLOQUE VIDA NO AMBIENTE

Como reformar um imóvel alugado sem dores de cabeça
Imagem: Free.Pik

Uma maneira muito simples e barata de trazer vida ao espaço é pintar as paredes, ou colocar um papel de parede. Você pode investir em cores, texturas e formas diferentes e variar dependendo do cômodo da casa.
Outra opção são os efeitos em 3D, que é um revestimento em alto relevo aplicado na parede.
Essa técnica é mais trabalhosa. Além disso requer um investimento maior e talvez um pedido extra de aprovação com o proprietário, mas o resultado final é lindo.
De qualquer forma, a mudança das paredes fará uma grande diferença no espaço. Pois elas darão o tom no qual objetos e móveis deve seguir para que sua decoração fique coesa.

Conheça a Strutturare

Pisos autocolantes

Primeiramente, temos a alteração do piso com o auxílio dos pisos autocolantes, feitos em
vinílico ou laminado. Pois esse método segue a mesma ideia do papel de parede. Basta aderi-lo à
superfície do piso para sua fixação. Além disso, eles podem ser instalados em uma diversidade de pisos,
com algumas exceções como pisos de pedra, madeira e cimento queimado.

DECORE A CASA

Como reformar um imóvel alugado sem dores de cabeça
Imagem: Unsplash

Enfim, procure meios de ampliar a decoração que não sejam relacionados ao imóvel. Aliás, uma ótima opção são quadros e porta-retratos. Eles podem ser fixados com pregos e parafusos. Mas você também pode utilizar fitas dupla face para evitar o furo na parede.
Além disso, se você está pensando em adquirir alguns móveis novos para sua casa, procure aqueles que trarão um diferencial para o ambiente. Aliás, mesas de centro, luminárias, poltronas, tapetes, plantas e prateleiras ajudam você a preencher o espaço. E compor o visual que deseja.
Além disso, lembre-se sempre de conversar com o proprietário do imóvel. Também receber a aprovação, pesquisar o que você deseja e então partir em busca de formas práticas de realizar a sua reforma.

Então, viu que reformar um imóvel alugado é muito mais sobre criatividade do que dificuldade? Boa sorte na sua reforma!

FotosUnsplash

Fonte: Conecta Pa’lante

Leia também: Conheça Adriana Coutinho, a rainha das mídias sociais

Leia também: 6 Dicas para escolher seu revestimento de parede 3D

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo