Clube do livro sem livros recebe trio de rappers bolivianas
E artista plástica Karen Dolorez no Sesc Pompeia
Clube do livro sem livros recebe trio de rappers bolivianas e artista plástica Karen Dolorez no Sesc Pompeia
Projeto com curadoria da jornalista Jéssica Balbino valoriza formas diferentes de produzir literatura e contar histórias
Nesta quarta-feira, 20 de junho, às 19h30 o Sesc Pompeia realiza a quarta mesa do projeto “Lá na Laje: clube do livro sem livro” e recebe como convidadas a artista plástica Karen Dolorez e o trio de rappers bolivianas Santa Mala.
O tema desta edição é “Entrelinhas: no tecido, nos muros e na música, uma literatura viva”. A mediação é da jornalista Jéssica Balbino, que dividiu a curadoria com as programadoras da unidade.
Durante o bate-papo, as convidadas vão falar sobre como os próprios trabalhos, envolvendo linhas e tecidos, tecem também histórias e fazem sua própria literatura, sem os livros impressos.
Durante a conversa, as múltiplas narrativas serão discutidas, abordando sobre como podem se cruzar para além dos livros e eternizar histórias através da costura, que vai além das palavras e permite que trabalhadoras bolivianas imprimam suas histórias através da música, como o trio de rap Santa Mala, formado por costureiras que vivem no Brasil e também através da costura de Karen Dolorez, que utiliza o crochê para criar graffitis gigantes em muros de São Paulo.
O clube do livro, em formato diferenciado, funciona também como um convite ao público para conhecer a literatura contemporânea, que nem sempre está nos livros, mas acontece, como o próprio clube já trouxe, nos muros das cidades, nos guardanapos, nas cicatrizes, etc.
Durante este semestre, já recebeu autores como Pedro Gabriel, Ryane Leão, Lâmia Brito, Giovanna Lima, Jessé Andarilho e Jô Freitas.
Para Jéssica Balbino, o projeto é a oportunidade de apresentar ao público a literatura que está além das páginas de um livro.
“Quando pensamos o clube, a ideia era esmiuçar o que é/pode ser literatura para além dos prêmios literários, das páginas impressas, do cânone. Deu certo.
Nesta quarta edição vamos receber rappers bolivianas e uma artista que expõe suas histórias usando o crochê e os muros. É também uma forma de fazer revolução com o que há de mais vivo e pulsante na literatura que acontece aqui e agora”, disse.
Conheça as convidadas da quarta edição
Karen Dolorez é artista visual residente de São Paulo, capital, utiliza o crochê como instrumento para sua expressão artística pessoal, criando grandes painéis em crochê e espalhando pelos muros das cidades.
Suas obras envolvem questionamentos relacionados a ocupação de espaços públicos, sociedade, arte de guerrilha, feminismo e amor.
Em meio à sua pesquisa, o resgate da mulher tecelã na história e na mitologia, especialmente como forma de denúncia tem grande importância e influência, se refletindo completamente em seus trabalhos.
É criada uma relação interna onde o papel da mulher na arte contemporânea dialoga com a mulher da história, ambas utilizando o ato de tecer como forma de expressão e militância.
Santa Mala é um trio de rappers composto pelas irmãs bolivianas Jhenny, Pamela e Abigail Llanque que vieram de La Paz para o Brasil há alguns anos.
São proprietárias de uma confecção no bairro Belém, na zona leste. Nascidas em La Paz, na Bolívia, elas vivem em São Paulo e utilizam o rap (ritmo e poesia) para cantar/contar sobre o que vivenciam dentro da fábrica, sobre imigração e sobre feminismo.
Jéssica Balbino
É jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário ‘Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica’. É editora do blog Margens e autora dos livros “Traficando Conhecimento” e “Hip-Hop: A Cultura Marginal”.
Outros encontros
O clube Lá na Laje vai acontecer ainda em julho e o tema será “Spoken: dá o play na poesia”, com as poetas Tatiana Nascimento, de Brasília (DF) e Letícia Brito, do Rio de Janeiro (RJ),
SERVIÇO:
Lá na Laje: clube do livro sem livros
20 dej unho de 2018, quarta-feira às 19h30
Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia
Grátis. Classificação indicativa: livre.
Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias