Carnaval sem dor nas costas
6 dicas para cuidar da saúde da coluna e aproveitar o carnaval sem dor nas costas
Carnaval sem dor nas costas
O carnaval está chegando e muitas são as dicas para aproveitar cada instante os dias festivos que muitos brasileiros amam.
A princípio, dicas de beleza, de fantasias, de segurança, de lugares para curtir, dicas de economia, entre muitas outras essenciais para deixar os dias ainda mais alegres são mais divulgadas para os foliões. Sobretudo, vale ressaltar a importância dos cuidados com a saúde.
Nesse sentido, o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica separou algumas dicas para curtir a folia sem prejudicar a coluna.
1- Calçado adequado
Escolha sapatos confortáveis e adequados para caminhar e dançar. Em outras palavras, um calçado inadequado pode sobrecarregar a sua coluna e causar dores;
2- Alongamento pós-folia
Logo após um dia de muita dança e diversão, reserve um tempo para fazer alongamentos suaves para relaxar os músculos, bem como prevenir dores no dia seguinte;
3- Postura correta
Durante os desfiles e blocos, mantenha uma postura ereta e evite curvar a coluna por longos períodos. Desse modo, ajudará a reduzir a pressão sobre os discos vertebrais;
4- Distribua pesos na mochila ou bolsa
Se precisar levar pertences por exemplo, evite levar uma carga excessiva. Distribua o peso de maneira uniforme para evitar sobrecarregar um lado do corpo;
5- Hidrate-se
Não se esqueça de beber água regularmente para manter o corpo hidratado bem como os discos intervertebrais saudáveis;
6- Intervalos de descanso
Faça pausas regulares para descansar e relaxar os músculos das costas. Ou seja, sentar-se por alguns minutos pode ajudar a aliviar a pressão sobre a coluna.
“Lembre-se sempre que a saúde vem em primeiro lugar. Portanto, siga essas dicas e curta o carnaval sem dores na coluna. Consulte seu médico sobre o uso de medicação combinada com o consumo do álcool.” Finaliza o Dr. Guilherme Rossoni.
Automedicação
Por fim, muita atenção ao uso da automedicação antes, durante ou pós festas para alívios de dores ou sintomas, principalmente combinada com uso de bebida alcoólica. Muitas vezes, visto como alívio imediato, o uso incorreto dos medicamentos pode ocultar alguns sintomas.
“A automedicação é algo extremamente perigoso e até mesmo fatal! Além de consequências como intoxicação e ineficácia no tratamento correto, a pessoa que se automedica corre risco de morte, afinal, todo medicamento possui riscos, que são os efeitos colaterais.” afirma Dr. Guilherme Rossoni.
Afinal, a maior causa da automedicação é o fácil acesso às pesquisas e compra dos medicamentos. Além, claro, da comodidade do paciente em “resolver sozinho” sem precisar se deslocar até um hospital.
Acima de tudo, vale lembrar que somente um profissional da área da saúde é capacitado para melhor orientação do uso de medicamentos.
Saiba mais em: www.drguilhermerossoni.com.br ou pelo Instagram @drguilhermerossoni
Foto: Freepik – Divulgação
Foto: gpoinstudio –Divulgação
Fonte: Dr. Guilherme Rossoni
Leia também: Roche Farma lança e-book sobre dados de vida real na saúde