Aprenda a construir conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo não precisa ser um bicho de sete cabeças

Aprenda a construir conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Estamos vivendo a era do conteúdo. Principalmente agora em que mais da metade dos negócios acontecem no mundo online. Logo, a empresa que quer se destacar precisa investir para se tornar referência e autoridade em um determinado nicho. Afinal, quem quer ter relevância em algum setor precisa estar à frente dos concorrentes.
Mas, “ao contrário do que muitos pensam, ter presença digital está longe de ser um bicho de sete cabeças”, revela Juliana Umbelino, que possui uma agência de gestão de mídias sociais e conteúdo para internet. “Quando algum cliente me diz que não sabe e não entende, pergunto sempre se ele já tentou com atenção por mais de cinco minutos. Geralmente ele não tentou e desistiu. Mas a verdade é que toda pessoa é capaz de se adaptar e entender o funcionamento e lógica por trás das mídias sociais.”, complementa.
Ensine o que você sabe
Aparentemente, criar conteúdo pode parecer uma tarefa árdua quando você acredita que não tem o que ensinar. Mas essa não é a realidade. Porque “ao ter um produto ou serviço definidos, clientes, logística de entrega e fluxo, você provavelmente já sabe mais do que quem ainda não tem um negócio. Dá pra entender que o importante é colocar a mão na massa até para entender o que é realmente difícil de fazer?”, brinca Juliana Umbelino.

Portanto, use isso a seu favor e comece seu conteúdo ensinando como você faz na sua empresa. E isso vale para coisas simples e complexas. Por exemplo, o funcionamento da venda de um produto/serviço. “Revele como você faz desde o contato com o cliente a entrega do produto. Ensine sobre a importância de processos e organização para que venham os resultados”, comenta Juliana Umbelino.
Assim, como você se comunica, onde encontra os clientes, tudo isso pode ser ensinado, e isto já é fazer conteúdo. Além disso, você pode contar como um produto é criado: desde sua concepção e ideia até chegar a mão do consumidor. Vale falar dos seus atributos, o motivo da escolha de cores, como ele pode ser usado. Enfim, existem diversas formas de criar um conteúdo que gere interesse no seu público.
Informar, educar, entreter e atrair
Comece o seu conteúdo pensando em como você pode informar as pessoas. Nesse sentido, escolha o que quer informar sobre o assunto escolhido, as primeiras informações para conhecer. Depois, guie como educar o seu público através dessas informações, como ele pode usar um produto melhor, ou contratar melhor um serviço.

Além de aprender, estamos online em busca de entretenimento. Então, entretenha seu público mostrando o serviço sendo usado de forma leve ou cômica. E você ainda pode atraí-lo para o seu conteúdo e para o desejo de consumir a sua marca a partir do momento que ele a considerar relevante.
Foque em qualidade, não em quantidade
É melhor criar um conteúdo por semana do que algo ruim todo dia. Por isto, foque em criar conteúdo com qualidade com dos quatro verbos (informar, educar, entreter ou atrair). Depois, vale reciclar o conteúdo depois de alguns dias com uma nova roupagem. Além disso, você pode dividir um bom conteúdo em partes e ir postando aos poucos, criando curiosidade. Mas fique atento a resposta do público, e por qual tipo de conteúdo ele se interessa.
“Foque nas necessidades do seu público, nos principais assuntos de interesse e dúvida. Dessa forma você sempre estará um passo a frente oferecendo o que ele busca, e falando uma linguagem que ele entende.”, complementa Juliana Umbelino.

Depois destas dicas ainda tem dúvida de qual conteúdo que criar?
Foto: Unsplash – Divulgação
Foto: Karen Ramos – Divulgação
Fonte: Juliana Umbelino especialista em mídias sociais, fundadora e CEO da Pa’lante
Leia também: Seu relacionamento com cliente pode mudar seu negócio