Estilo de vidaModa

ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas

Grande parte da população possui contato com a ABNT.

ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é, geralmente, lembrada no meio acadêmico e na pesquisa científica, devido às suas normas que padronizam o desenvolvimento de uma pesquisa científica como um TCC, um projeto de mestrado ou doutorado.
Portanto, grande parte da população possui contato com a ABNT apenas no momento de realizar algum tipo de projeto acadêmico desta vertente, ao buscar como fazer um referencial teórico nas normas da ABNT, por exemplo.
No entanto, você sabia que a atuação da ABNT vai muito mais além dos muros da universidade e do meio acadêmico, sendo essencial até para a manutenção da sociedade como um todo?
Alguns exemplos de atuações da Associação Brasileira de Normas Técnicas na sociedade em geral podem ser vistos em:
Padronização para construção de obras acessíveis
Normatização dos códigos de atuação dos bombeiros
Estabelecer e padronizar tamanhos de roupas
Padronização no uso de símbolos para materiais de risco
ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas
Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas – Foto Divulgação

Além destas, a ABNT possui diversos códigos de normas que são importantíssimos para o andamento sadio da sociedade brasileira. Ainda, qualquer cidadão pode propor e requerer uma análise e o estabelecimento de um conjunto de regras, ao entrar em contato com o órgão.

Porém, hoje veremos a normatização mais recente do órgão, que diz respeito ao tamanho de roupas femininas, alterando um pouco o padrão que temos hoje de identificação de tamanhos.

Como foi aprovado o conjunto de normas que atua nesta questão?

Como vimos acima, a ABNT é geralmente associada a questões acadêmicas, como por exemplo a elaboração do referencial teórico de TCC e artigos científicos, por exemplo.

Contudo, ao longo de nove anos de pesquisa sobre o biotipo de mais de 10 mil mulheres brasileiras de todas as regiões do país. A pesquisa foi tão ampla que dentro destas 10 mil mulheres havia uma variação de tamanho de manequim do 34 ao 62.

Após estes longos anos de pesquisa sobre o biotipo da mulher brasileira, amostrado através destas 10 mil amostras, a ABNT conseguiu desenvolver e aprovar a NBR 16933, que possui como maior objetivo a padronização no tamanho das roupas femininas no país.

Com análises realizadas nestas 10 mil mulheres, a Associação conseguiu constatar vários biotipos diferentes, que foram o Norte para a nova padronização de tamanhos, que substituirá os padrões atuais.

De acordo com a revista Vogue, a mudança não será imediata, visto que as lojas de todo o país ainda possuem grandes estoques de roupas com os tamanhos anteriores à mudança.

Qual será o benefício desta mudança?

ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas
ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas – Foto: Divulgação

Conforme afirma o professor da Universidade Tiradentes, Manoel Dantas Macedo Filho, esta nova norma é baseada em diversas pesquisas e experimentações práticas.

Segundo o professor, a nova padronização de tamanhos para as roupas femininas irá evitar discrepâncias que podem ser observadas nas numerações atuais das roupas.

Por exemplo, é extremamente comum que uma peça de roupa, em mulheres com o mesmo manequim, não sirva tão bem para as duas.

Bem como, as numerações atuais não se adequam a todos os padrões de corpos das mulheres brasileiras e os separa de maneira muito simplória. A nova padronização buscará passar por cima disso e facilitar o acesso às roupas para mulheres com todos os biotipos.

Como é a atuação da ABNT no mundo da moda?

ABNT atua na padronização de tamanhos de roupas femininas
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Foto: Divulgação

Além disso, antes do desenvolvimento e aprovação da NBR 16933, a ABNT já havia atuado alguma vez no segmento de moda no nosso país?

Ainda de acordo com o professor Manoel Dantas, em entrevista para a plataforma InfoNet, a ABNT trabalha, na área da moda, em alguns segmentos diferentes:

Segurança de roupas infantis
Tecidos para uniformes profissionais
Requisitos e métodos para roupas hospitalares
Referenciais de medida sobre o corpo humano
Fatores de proteção de resistência de calçados

Logo, assim como em outros segmentos da sociedade, a ABNT vem tendo uma participação e uma atuação derradeira na área da moda.

Ou seja, sendo importantíssima para a implementação de padrões e medidas de segurança e acessibilidade.

Portanto, é possível que o acesso de todos às roupas e também a qualidade destas roupas seja determinada e certificada através da atuação deste órgão de padronização.

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Assessoria de Impressa

Veja mais: https://egonoticias.com/estilo-de-vida/

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo