Nesta última quinta-feira (19), ao brilhar na etapa de Pipeline do Circuito Mundial, no Havaí. Ele levou a melhor sobre seus adversários na última etapa da temporada organizada pela WSL (Liga Mundial de Surfe, da sigla em inglês) e faturou o cobiçado troféu, deixando fortes rivais para trás, como os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo, o sul-africano Jordy Smith e o norte-americano Kolohe Andino, que iniciaram o evento também com chances. A WSL organiza uma calorosa recepção ao atleta, quando ele desembarcar no Aeroporto de Cumbica, neste domingo (22), e uma entrevista coletiva com Ítalo Ferreira está prevista para acontecer no mesmo dia, em espaço da Japan House, na Avenida Paulista, na capital paulista.
O título coloca Ítalo na pequena galeria de campeões mundiais e um dos poucos brasileiros a conseguir tal feito. Além dele, Gabriel Medina tem duas taças (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho, uma (2015). O resultado ainda mostra a força da “Brazilian Storm”, como essa geração de surfistas nacionais é chamada. Nos últimos seis anos, em quatro o Brasil foi campeão – as outras duas foram vencidas pelo havaiano John John Florence. O título coroa uma ótima temporada de Ítalo, que também colocou em sua galeria de conquistas um outro importante troféu em 2019: o do ISA Games, em Miyazaki, no Japão, quando superou surfistas do mundo inteiro para ficar com a medalha de ouro no evento que serviu para sentir as ondas do país que receberá os Jogos Olímpicos de Tóquio – 2020.
O surfe nunca esteve em um momento tão bom como este no Brasil: neste ano, dos 34 surfistas que disputaram a categoria principal masculina do Championship Tour da WSL, 12 eram brasileiros e três deles ficaram entre os quatro melhores do mundo: Ítalo Ferreira sagrou-se campeão mundial; Gabriel Medina é o vice-campeão; e Filipe Toledo ficou em quarto lugar no ranking mundial. Ítalo e Medina representarão o Brasil na estreia do surfe como esporte olímpico, nos Jogos de Tóquio em 2020. Em 2019 Tatiana Weston-Web foi a sétima colocada no campeonato mundial feminino de surfe e Silvana Lima a oitava colocada no ranking das mulheres. A gaúcha Tatiana – que é filha de uma brasileira com um inglês – e a cearense Silvana já se classificaram para representar o Brasil nos Jogos de Tóquio. E nos últimos dias de novembro, o jovem catarinense Lucas Vicente sagrou-se campeão mundial na categoria Pró Júnior da World Surf League. “A vitória do Lucas indica ótimas perspectivas para o surfe nacional para as gerações futuras e que o esporte terá perenidade no futuro”, considera Martinho.
A WSL tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia (EUA), atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão. A WSL vem promovendo os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 230 eventos globais masculinos e femininos no ano para definir os campeões mundiais do World Surf League Championship Tour, Big Wave Tour, Redbull Airborne, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, além do WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, enquanto incentiva a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.
Os principais campeonatos de surfe do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis da WSL. A World Surf League é pioneira em streaming online para uma enorme legião de fãs apaixonados e interessados em ver as grandes estrelas, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, John John Florence e muitos brasileiros, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, competindo no campo de jogo mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes no mundo. Para mais informações, visite o site www.worldsurfleugue.com.
Leia ainda: Michael Bublé de volta ao Brasil para a tour An Evening With Michael Bublé
Leia ainda:Florianópolis é o destino mais procurado para a Festa de Réveillon 2020 – Flybondi chega a Floripa
Espetáculo de Natal: Tudo pronto para o espetáculo de Natal com o Quinteto de Cordas da Camerata Florianópolis
Confira: Projeto do CASAdesign, vencedor do prêmio Top 100 Kaza pelo Casahall Desing District
Show de Luzes: Empire State Realty Trust e iHeartMedia preparam show de luzes com Mariah Carey
Aeroporto: Floripa Airport inova com sistema de Despacho Avançado de Bagagem
Campanha: Bruna Marquezine na campanha publicitária do Puma Lqd Cell
Dores Lombares: Os benefícios da fisioterapia e pilates nos tratamentos das dores lombares
Férias em Floripa: Com crise ou não, Florianópolis segue na preferência dos argentinos
Acordo Aéreo: Brasil e Argentina firmam acordo aéreo e sem restrições de cargas
Prêmio internacional: Kurotel é premiado pela segunda vez internacionalmente
Serra Gaúcha: Trilhas pela mata atlântica da fantástica Serra Gaúcha
Leia turismo: Verão em São Carlos – Região atenta as tendências do turismo
Massagem Tântrica – Tantraterapia – Fenomenal auxílio após prostatectomia radical
Pé na areia: Jurerê Beach Village – Pé na areia perfeito em qualquer estação
Gastronomia: Delícias Portuguesas no restaurante, happy hour e mercearia em Floripa
Ilha do Papagaio: Atividade turística impulsiona a economia brasileira
Em destaque: Lages SC, à Princesa da Serra em destaque
Hotelaria: Hotel Renar, ícone hoteleiro do Vale do Contestado