Heitor Villa-Lobos na comemoração dos 109 anos do Parque Buenos Aires
Clássicos do cancioneiro infantil brasileiro, arranjados por Heitor Villa-Lobos serão interpretados por Dani Mattos e Poucas & Boas
O novo projeto da regente, pesquisadora e cantora Dani Mattos, antes de mais nada, vai levar música para os parques da cidade de São Paulo. A ideia é levar repertórios de grandes mestres da música para as praças e também parques em diferentes bairros da capital paulista. Portanto, no próximo domingo, 25/09, às 11h, o encontro gratuito acontece no Parque Buenos Aires, em Higienópolis, um valioso reduto verde em meio a agitação de São Paulo e que completa esse ano 109 anos.
De acordo com a regente, o Projeto Cantoria nos Parques é uma maneira da artista contribuir com a cidade de São Paulo, levando boa música, pós o pico da pandemia, estimulando, inclusive, a interatividade com o público.
“Ao refletir sobre nossa lenta retomada aos programas presenciais, pensei em propor uma ação para as áreas públicas, espaços livres de nossa cidade. E assim criei o ‘Cantoria nos Parques’, uma reunião de pessoas para uma descompromissada cantoria em meio a natureza”, revela Dani Mattos. Em todas as apresentações, os repertórios fazem parte dos projetos desenvolvidos pela regente para seu grupo vocal e o público sempre é convidado a cantar formando um grande coral a céu aberto. Mas quem quiser cantar com algumas técnicas do canto coral, também pode participar de um prévio ensaio, marcado nas redes sociais da regente: @danimmattos
Clássicos do cancioneiro infantil
O projeto começou em dezembro de 2021, no Parque Trianon, com músicas natalinas. Agora, no Parque Buenos Aires, o repertório da apresentação será composto por clássicos do cancioneiro infantil brasileiro, arranjados pelo compositor Heitor Villa-Lobos e interpretados pela regente Dani Mattos e seu grupo vocal Poucas & Boas. As canções fazem parte do premiado projeto Villa-Lobos para Todos, criado pela regente. Entre as canções, por exemplo: Bam-ba-la-lão, Capelinha de Melão, Sapo Jururu, O Cravo Brigou com a Rosa, Terezinha de Jesus, A Canoa virou, O Anel, Peixe Vivo, Xô Passarinho.
Enfim, a atividade vai interagir com todos os públicos. Os adultos vão vivenciar músicas que já fizeram parte de sua infância, mantendo viva a tradição do cancioneiro entre as crianças.
109 anos do Parque Buenos Aires
Projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard para preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú, o Parque Bueno Aires , em Higienópolis, completa 109 anos. Tombado pelo CONPRESP em 1992, o Parque Buenos Aires foi considerado “praça” até 1987.
Com quase 19 mil m², além de uma rica flora, de certo, o parque conta com uma fauna exuberante, já foram registradas 57 espécies, entre rabilonga alma-de-gato, pica-pau-de-cabeça-amarela, sabiá-laranjeira, sanhaço-cinzento, sanhaço-do-coqueiro, periquito-rico, entre outros.
De certo, também é possível ver muita arte no espaço, como as esculturas “Veado Atacado” e “Leão Atacado”, vindas da França e esculpidas em bronze, e “Mãe” de Caetano Fraccaroli, esculpida num só bloco de mármore (1964). “O Tango”, de Roberto Vivas, em bronze e granito (1996), e uma cópia em bronze da escultura “Emigrantes”, de Lasar Segall. O parque é aberto diariamente das 6h às 19h. Além disso, enfim, a entrada é franca.
Serviço
Projeto Cantoria nos Parques
Dani Mattos e Poucas & Boas
Parque Buenos Aires
25/09, domingo, às 11h
Avenida Angélica, 1.500 – Higienópolis Data: 25/09, às 11h
Gratuito
Instagram: @danimmattos @7melodica
Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos/
Site: http://danimattos.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5wB3Xw8IpIE&t=9s
E-mail: 7melodica@gmail.com
Spotify: https://open.spotify.com/artist/3vhCLSXlkx4enW4bFbl4od
Foto Parque Buenos Aires: Bárbara Fonceca / Divulgação.
Leia ainda: Bazar da Cidade