EntretenimentoGastronomiaTurismo

Bazar da Cidade traz novidades na Casa Museu Ema Klabin

Com peças originais, o Bazar fortalece artesãos, artistas e produtores independentes

Nesse final de semana, a Casa Museu Ema Klabin recebe, em seu jardim projetado por Roberto Burle Marx, a segunda edição do Bazar da Cidade, dando continuidade à parceria que prevê a realização de uma edição por mês até dezembro. Em agosto, na primeira edição, quase 2,5 mil pessoas estiveram na casa museu conferindo os produtos autorais do Bazar: roupas, acessórios, artigos de design, decoração e também arte.

O Bazar valoriza, antes de mais nada,  pequenos produtores, artesãos, povos indígenas e também  refugiados.Na sua segunda edição conta com mais de 50 expositores de diversas regiões do Brasil que foram selecionados por curadoria especializada. Além disso, a cada edição, novos expositores se unem a outros que há anos participam do evento.

“Mais que um espaço de articulação de artesãos, artistas e pequenos produtores, o Bazar da Cidade é um programa cultural e de lazer, onde é possível comprar produtos originais, bem como se deliciar com a gastronomia de diferentes países, curtir a visita ao museu e também  ao jardim, participar de oficinas e ouvir música ao vivo”, salienta Miriam Lerner, organizadora do evento junto com Bel Pereira.

Por falar em música, o saxofonista Marco Melito apresenta seu repertório que passeia pelo jazz instrumental contemporâneo nos dois dias do evento. No sábado, 24, às 16h e 17h30 , bem como no domingo, 25, às 15h e também  às 16h30.

Artesanato Wauja Aldeia Álamu Povo Waurá Território Indígena do Xing. Foto divulgação.
Artesanato Wauja Aldeia Álamu Povo Waurá Território Indígena do Xing. Foto divulgação.

Gastronomia:

Quem aprecia uma gastronomia diferenciada vai encontrar boas sugestões na praça de alimentação: desde receitas clássicas da região de Bordeaux, no sul da França, como, por exemplo,  quiches, crumbles e também cannelé; passando por especialidades árabes, como Kafta, homus e falafel; além disso, o poke, tipicamente havaiano; crepes, hambúrguer recheado com cupim desfiado (ou, na versão vegana, de banana da terra com pimenta Cambuci); além de massas, molhos, antepastos artesanais, pães de fermentação natural, queijos, produtos feitos de jabuticaba, doce de leite, goiabada, e também uma seleção de vinhos italianos e tanbém cervejas artesanais.

Programação infantil: Primeiro Livro de Artista

De certo, a  programação para crianças vem repleta de arte e entretenimento. Que tal fazer o seu primeiro livro de artista? Crianças maiores de 5 anos podem participar da oficina ministrada pela artista Paula de Freitas Lopes. Dessa forma, as oficinas acontecem nos dois dias, a partir das 14h30, com participação, portanto,  por ordem de chegada.

Resíduo Zero

Com foco na sustentabilidade, então, a Casa Museu Ema Klabin e o Bazar da Cidade mantêm a parceria com a Eccaplan, consultoria especializada em sustentabilidade, que fará o gerenciamento de resíduos do evento, além disso, sempre seguindo as exigências do selo “sou resíduo zero”.

Exposição ReviraVolta apresenta novo olhar sobre a Coleção Ema Klabin

Além do Bazar, o público poderá visitar a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, que será aberta no sábado, 24, e apreciar obras importantes que nunca foram expostas, além de ver partes da coleção reposicionadas pelos ambientes da casa museu.

Enfim, gravuras raras, como a litogravura Fauno Músico N.3, de um dos mais importantes artistas do século XX, o espanhol Pablo Picasso, serão expostas. Além da gravura As Tábuas de Moisés (séc. XX) da artista Isabel Pons e as gravuras Enterrar y Callar e Caridad da série Assim como Os Desastres da Guerra (c.1810) de Francisco de Goya, entre outras. A exposição ReviraVolta conta com o patrocínio da Klabin S.A.

Portanto, além o evento é, enfim, um passeio para toda a família. Enfim, a entrada é gratuita.

Serviço:

Bazar da Cidade

24 e 25 de setembro

22 e 23 de outubro

26 e 27 de novembro

17 e 18 de dezembro

sábados das 11h às 20h, domingos das 11h às 18h

Entrada franca

Exposição ReviraVolta

24 de setembro a 16 de dezembro de 2022

De quarta a sexta-feira em grupos acompanhados por educador. Finais de semana e também feriados, visitas livres. Sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP

Instagram: @emaklabin

Foto: Divulgação

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia também:  Santo Antônio do Pinhal

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo