Roteiro rural deve alavancar o turismo no Oeste do estado
Pratas Thermas deve ser o primeiro resort da região a incluir o roteiro de Águas de Chapecó nas opções oferecidas aos hóspedes
Roteiro rural deve alavancar o turismo no Oeste do Estado. Pratas Thermas deve ser o primeiro resort da região a incluir o roteiro de Águas de Chapecó nas opções oferecidas aos hóspedes
De fato, um café colonial, desfrutar de produtos artesanais feitos pelas experientes mãos de quem planta, colhe, cria e prepara os alimentos em um ritmo bem diferente da loucura das grandes cidades e da correria do dia a dia: uma oportunidade de conhecer a origem e o processo de produção da comida e da bebida.
Turismo de experiência
Dessa maneira, essa é a experiência que o roteiro de turismo rural em Águas de Chapecó quer proporcionar aos visitantes da região.
Por isso, a iniciativa da Secretaria de Turismo de Águas de Chapecó contará com a parceria do Pratas Thermas Resort, localizado no município vizinho São Carlos que incluirá o passeio entre as opções oferecidas aos hóspedes.
Reviver Memórias
Assim sendo, e de acordo com a gerente do Resort, Rosi Tavares Schlosser: “A intenção é proporcionar aos visitantes a experiência de reviver memórias da infância ou ainda apresentar o modo de vida do interior àqueles que nunca tiveram essa vivência. Portando, a intenção são os resgates da memória de pessoas que viveram isso na infância, no interior, isto é, pão feito em casa, produtos que trazem boas lembranças”, comenta.
Assim também, a secretária de turismo de Águas de Chapecó, Débora Hermes, revela que, em um primeiro momento, duas propriedades estão incluídas no roteiro, com previsão de ampliação em breve e diversas opções para serem incluídas: “Nesse ínterim, incluímos no passeio um alambique, pronto para receber grupos, com sala de vendas e degustação, onde todo o processo é explicado, desde a plantação da cana até o final da produção. Posteriormente, de lá, vamos para outra propriedade, com um café colonial, onde tudo que é servido é artesanal e feito no local”, explica.
Por exemplo, segundo Débora, uma propriedade com cachoeira deve ser o próximo a entrar na rota. Além disso, no local também é realizada a apicultura, com diversas espécies de abelhas e produção de mel de vários tipos. “Isto é, dependendo da demanda, podemos adaptar o roteiro, incluindo outros passeios: temos sítios e propriedades, que contam com um museu com grande acervo de peças antigas; sedes, com pesque e pague, almoço e janta. Nesse sentido, estamos prestes a inaugurar a Casa do Turista, que vai servir café com produtos coloniais e ter venda de artesanato, no centro da cidade, além da Casa da Memória”, comenta.
Visita Técnica
Por outro lado, antes do lançamento da rota, a Secretaria Municipal convidou alguns grupos para realizar nesta semana uma visita técnica dos locais, recebendo sugestões para melhorias e ideias para a exploração do roteiro. Por isso, a equipe do Pratas Thermas Resort acompanhou o roteiro e aprovou a experiência. “Simultaneamente, fizemos o passeio e achamos interessante deixar disponível para os hóspedes e grupos que vêm para cá. Naturalmente, deu para sentir o gostinho do queijo caseiro, o sabor do mel extraído direto da fonte, entender o processo da cachaça, descobrir curiosidades que a gente não conhecia. Isto é, isso tudo é muito rico para nós, por isso queremos oportunizar para mais pessoas poderem experimentar”, destaca Rosi.
Leia ainda: Tony Ramos e Drica Moraes, filme narra últimos dias de Getúlio Vargas
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com