Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos
Um deles é a intensificação da atuação da RGB junto à OCDE para expandir a Governança no Brasil
Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos
Completando três anos amanhã, a Rede Governança Brasil (RGB) intensifica sua atuação internacional.
Justamente, junto a um dos principais atores que influenciam a melhoria da prestação de serviços públicos e competitividade no cenário global: a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede, João Augusto Nardes.
Entre 2013 a 2014, período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada dessa forma, para a governança.
De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE.
A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas.
Portanto, em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia assim como, educação.
O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional.
O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE.
Semana passada, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris.
Estiveram junto ao Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Gabriela Ramos.
“Estive na OCDE para mostrar relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos. Eles são fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes.
Em uma década, desenvolvemos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão pública (igg), edição do Decreto Federal nº 9.203/2017 e a fundação da Rede Governança Brasil.
Inovadora, a RGB, que conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), reúne aproximadamente 457 voluntários.
Atuando sob o mesmo ponto de vista, em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira.
Atualmente, a instituição conta com 29 comitês, seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos.
*RGB* – Ministro Nardes, Cristiane Nardes e Luiz Afonso Vieira
A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes e Cristiane Nardes Farinon, em 07 de julho de 2019.
Desse modo, surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.
Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta sobretudo, dos órgãos públicos, governos e prefeituras, fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema.
Justamente, com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados.
Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF.
Assim como, em nove países, Brasil, Argentina, Portugal, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Itália, tendo aproximadamente 457 voluntários que trabalham de forma colaborativa.
Para saber mais, acesse portanto: https://www.rgb.org.br/
Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos
Antecipadamente, fonte: Assessoria de Imprensa RGB
Assim como, foto: Divulgação RGB / Arquivo Pessoal
Leia sob o mesmo ponto de vista também: Cris Nardes é sinônimo de competência