Compositores realizam pesquisas para compor samba-enredo com diferencial
Para escrever um samba os compositores geralmente mergulham no universo do enredo
Para o seu próximo carnaval, a Grande Rio escolheu Joãozinho da Gomeia para ser homenageado, com o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”, que tem Leonardo Bora e Gabriel Haddad como carnavalescos. O tema empolgou a comunidade tricolor e os compositores, como a parceria 23, composta por Dinho Artigliri, Kaká, Fernando Nicola, Hugo Da Grande Rio e Marco Moreno, que, além de se basear no texto chave para escrever o seu samba, foi buscar mais a fundo histórias do grande pai de santo.
“O Joãozinho é padrinho do axé que eu participo, era muito amigo do meu avô, lembro muito dele, de história, também fomos atrás do seu Bambala e da Tia Mimi de Nanã, pessoas ligadas a ele, queríamos captar a visão das pessoas sobre ele”, conta o compositor Hugo da Grande Rio.
A parceria não se prendeu às conversas, já que buscou um estudos nos arquivos pessoais do homenageado e foram a peça que narra a vida da personalidade, “Joãozinho da Goméia – de filho do tempo a Rei do Candomblé”, escrita e dirigida por Átila Bezerra.
“Fomos em busca de todos os tipos de pesquisa que estavam ao nosso alcance. Não só pela Internet, mas também com pessoas ligadas a religião do candomblé. Isso foi muito importante pro resultado final do nosso samba”, relata Dinho Artigrilli, um dos responsáveis pelo samba 23 do concurso da Grande Rio para 2020.
A Grande Rio inicia o seu concurso de samba enredo na primeira terça-feira de Setembro, dia 3, a partir das 19 horas, na quadra social da escola, localizada da Rua Wallace Soares 5 e 6, centro de Duque de Caxias.
Leia Mais:Espetáculos do Pianístico no palco do Shopping Mueller