Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia
Decifrar os mistérios do Irã, a antiga Pérsia. Esse foi, inicialmente, o desejo da jornalista que dirigiu por 17 anos o Futura.
O pais, foi onde a princípio, floresceu uma das mais fascinantes civilizações do mundo.
E enxergar além do seu véu, foi em suma, o que levou-a a escrever: “Trágica e bela: uma viagem pelas 1001 faces da Pérsia e do Irã” (Alta Cult).
Segundo a autora, “há muitas maneiras de retratar esse país. Tão temido portanto, no Ocidente. Justamente, desde a Revolução Islâmica. Ao mesmo tempo, admirado por sua riqueza e singularidade culturais. O país da poesia, da sofisticada gastronomia, assim como, da tapeçaria cobiçada.
Analogamente, o que abriga patrimônios culturais há mais de dois mil anos, como Persépolis e Pasárgada. É agora, também peça fundamental da geopolítica do mundo.
Luz e trevas, em suma, 1001 faces.
“O aporte científico e cultural da Pérsia para a humanidade é dessa forma, tão extraordinário quanto desconhecido. A contribuição para a beleza do mundo é por fim, infinita. É disso que trata este livro.”, resume conclusivamente, a autora.
Sobre Lúcia: Lançou semelhantemente, Cozido Goiano, seu primeiro livro ficcional. Da mesma forma, com sua habitual inteligência vivaz. Além de sua extrema capacidade de fazer conexões. Na obra contudo, o título alude ao fato do brasileiro fazer muito com pouco. A arte de improvisar, a partir da precariedade, da escassez.
Lúcia define o canal Futura como: “cheio de antagonismos”. Justamente porque é um canal privado mesmo sem ser comercial. Em outras palavras, o canal não é mantido pelo estado, e sim por um consórcio de fundações e empresas. Definitivamente, um modelo único no mundo. Em conclusão, foi criado pela Fundação Roberto Marinho. No entanto financiado por 11 Instituições.
Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia
Leia portanto também: Presidente do Instituto Coalizão Rio Luis Leão une o RJ
Siga Claudia Cataldi no Insta