Arte e Cultura

Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia

Ex diretora geral do canal Futura é estudiosa do atual Irã

Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia

Decifrar os mistérios do Irã, a antiga Pérsia. Esse foi, inicialmente, o desejo da jornalista que dirigiu por 17 anos o Futura.

O pais, foi onde a princípio, floresceu uma das mais fascinantes civilizações do mundo.

E enxergar além do seu véu, foi em suma, o que levou-a a escrever: “Trágica e bela: uma viagem pelas 1001 faces da Pérsia e do Irã” (Alta Cult).

Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia
Lúcia Araújo – Foto Divulgação

Segundo a autora, “há muitas maneiras de retratar esse país. Tão temido portanto, no Ocidente. Justamente,  desde a Revolução Islâmica. Ao mesmo tempo, admirado por sua riqueza e singularidade culturais. O país da poesia, da sofisticada gastronomia, assim como, da tapeçaria cobiçada.

Analogamente, o que abriga patrimônios culturais há mais de dois mil anos, como Persépolis e Pasárgada. É agora,  também peça fundamental da geopolítica do mundo.

Luz e trevas, em suma, 1001 faces.

“O aporte científico e cultural da Pérsia para a humanidade é dessa forma, tão extraordinário quanto desconhecido. A contribuição para a beleza do mundo é por fim, infinita. É disso que trata este livro.”, resume conclusivamente, a autora.

Sobre Lúcia: Lançou semelhantemente, Cozido Goiano, seu primeiro livro ficcional. Da mesma forma, com sua habitual inteligência vivaz. Além de sua extrema capacidade de fazer conexões. Na obra contudo, o título alude ao fato do brasileiro fazer muito com pouco. A arte de improvisar, a partir da precariedade, da escassez.

Lúcia define o canal Futura como: “cheio de antagonismos”. Justamente porque é um canal privado mesmo sem ser comercial. Em outras palavras, o canal não é mantido pelo estado, e sim por um consórcio de fundações e empresas. Definitivamente, um modelo único no mundo. Em conclusão, foi criado pela Fundação Roberto Marinho. No entanto financiado por 11 Instituições.

Lúcia Araújo lança obra sobre mistérios da Pérsia

Leia portanto também: Presidente do Instituto Coalizão Rio Luis Leão une o RJ

Siga Claudia Cataldi no Insta

Claudia Cataldi

Jornalista Formada, MTB-26853, Publicitária, Radialista, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com vasta experiência nas três esferas de Governo. Foi bolsista pela ONU em Israel. Morou em Cuba, México e EUA. Trabalhou na: TV Globo, Record, Band e CNT. Imortal por 5 Academias de Letras, RJ, SP, MG, NY e Portugal. Atualmente apresenta programa na TV ALERJ, a TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e ministra classes na ELERJ-Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo