Beleza

Parafina presente nos cosméticos pode fazer mal aos cabelos?

Jackeline Alecrim especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia explica os principais prós e contras da substância

A parafina é um óleo mineral amplamente utilizado em produtos cosméticos como cremes de pele, shampoos e condicionadores. Com a função de estabilizar a formulação, a substância confere rendimento e melhor deslizamento do produto na pele e nos cabelos.

A substância é utilizada principalmente pela indústria cosmética devido o baixo custo, o que aumenta a lucratividade na comercialização dos produtos. “É um produto derivado do petróleo altamente emoliente e com custo muito baixo para as indústrias. Os petrolatos não tem poder hidratante, trazendo apenas a sensação de maciez e suavidade a curto prazo”, alerta a especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Jackeline Alecrim.

Porém, o uso da parafina gera polêmica. Isso porque o óleo mineral pode trazer efeitos não tão desejados assim, podendo comprometer a saúde dos fios e da pele. “A parafina pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia. Além disso, a absorção de nutrientes e outros ativos presentes nas formulações de tratamentos capilares fica comprometida”.

Mas existem alternativas?

Com a conscientização de mercado, e a preocupação em torno do uso ou não da parafina, diversas marcas já investem em fórmulas que não usam a substância. “Uma alternativa é o óleo vegetal, que além de conferir mais segurança à fórmula, traz inúmeros benefícios para a pele, fios e couro cabeludo”.

Um exemplos são os produtos da Magicscience, que se especializou no desenvolvimento de cosméticos científicos altamente eficazes e que preocupam com a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Outra opção são os produtos comumente utilizados para as técnicas de no e low poo, que são livres não só de parafina, como também de outros petrolatos que podem comprometer a saúde dos cabelos. “No mercado eles já estão vindo especificados, geralmente sobre a denominação de produtos liberados”, explica Jackeline.

Parafina presente nos cosméticos pode fazer mal aos cabelos?
Foto Divulgação
Parafina presente nos cosméticos pode fazer mal aos cabelos?
Foot Divulgação
Parafina presente nos cosméticos pode fazer mal aos cabelos?
Foot Divulgação
Parafina presente nos cosméticos pode fazer mal aos cabelos?
Foot Divulgação

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo