Arte e CulturaCinema

Festcine exibe o filme “Homens da Pátria” de Gastão Coimbra

Longa conta a história da FEB durante a II Guerra Mundial; diretor bate-papo com público

Festcine exibe o filme “Homens da Pátria” de Gastão Coimbra
Com oficinas, mostra competitiva e novidades, o Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine, ocorre em Poços de Caldas nos próximos dias 26 e 29 de julho.
Idealizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes, o evento promove quatro dias de intensa programação gratuita na cidade. A expectativa é de que pelo menos 1 mil pessoas passem pelo evento.

Um dos destaques deste ano é a exibição do filme “Homens da Pátria”, do diretor Gastão Coimbra no sábado (28) às 15h30, no Instituto Moreira Salles (IMS Poços).

O longa metragem conta a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália durante a II Guerra Mundial. No evento em Poços de Caldas, o diretor conversará com os participantes sobre o longa.

Feito pela Minotauro Produções Cinematográficas, o longa foi feito a partir de uma pesquisa de três anos do diretor e contou com filmagens em Paranapiacaba, no interior de São Paulo.

+ LEIA MAIS: Priscila Fantin e Bruno Lopes apresentam peça na África

No elenco, descendentes de alemães e dois austríacos ajudam a contar a história da tomada do Monte Castelo, com personagens como Max Wolf, Tem Apollo Resk e os mineiros Frei Orlando e General Alemão Otto Fretter Pico.

Festcine
Foto Divulgação

“Para fazer o filme, colhi relatos de 18 ex-combatentes para contar a história de 25 mil homens que partiram do Brasil sem saber o que esperar na II Guerra Mundial”, contou o diretor, que é formado em cinema e publicidade pela Universidade Metodista Mackenzie e que já bateu recorde de reprise para filmes nacionais.

O longa já foi reprisado mais de 70 vezes em um intervalo de 11 meses em três canais do grupo Warner.
Além disso, Gastão foi condecorado pelo Exército Brasileiro, como colaborador emérito.
Sobre o Festcine
O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em quatro anos, já recebem cerca de 800 filmes para exibição e um público de quase 4 mil pessoas.
Para este ano, a expectativa é receber pelo menos 1 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Conforme destaca o realizador, Bruno Benetti, a ideia do evento é reforçar a importância do cinema independente, bem como impulsionar os novos produtores.

“O Festcine é aberto ao público, gratuito e fomenta o cinema no interior de Minas Gerais. Trazemos grandes produtores, diretores e atores para nossos encontros, mostrando que é possível realizar.

Quem participa sai do evento com muita troca de conhecimento, além de criar e fortalecer laços com outros cineastas de diferentes partes do país”, comentou.

Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras.

O festival também já recebeu atores como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.

Neste ano o Festcine também inovou e realizou o Drops Festcine durante o mês de maio, com oficinas e exibição de curtas durante um fim de semana na cidade.

O Festcine tem o patrocínio do DME e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Os prêmios da mostra competitiva são oferecidos pela Cristais Cá d´Oro.

O evento também tem apoio do Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e Centerplex Cinemas.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Festcine

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo