FEMAMA lança campanha Outubro Rosa 2017
Campanha reforça a importância de assumir o controle durante o enfrentamento do câncer
FEMAMA lança campanha Outubro Rosa 2017
“Atitude Exige Coragem” é tema da campanha apresentada no 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer
Com o objetivo de estimular em pacientes com câncer e a atitude de envolver-se com o próprio diagnóstico bem como seu tratamento, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) lançou, em um painel durante o 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, em 27 de setembro, em São Paulo/SP, a campanha nacional para o Outubro Rosa 2017, “#PacientesNoControle – Atitude Exige Coragem”.
Moderado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, o painel contou com a participação da Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA, instituição que trouxe o Outubro Rosa para o Brasil de forma organizada em 2008.
Encontro
Assim, no encontro, a especialista reforçou a importância de assumir o controle durante o enfrentamento do câncer: “Aproveite suas consultas para tirar todas as dúvidas, leve um caderno com todas as suas questões e discuta com seu médico.
Leia também: Réveillon exclusivo no Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
Dessa forma, é importante saber qual o seu tipo de câncer, se ele é hereditário, qual o seu esquema de tratamento e se existem outras alternativas”, aconselhou. “Conte com o apoio de pessoas especiais próximas a você, nas quais você confia e que podem contribuir positivamente com o seu processo de recuperação.
As ONGs de apoio a pacientes também estão prontas para ajudar de diversas formas”, completou.
Assim, na ocasião, a fisioterapeuta Patrícia Taddeo, da Universidade Estadual do Ceará, apresentou o olhar do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) perante a prática médica.
“Todos os envolvidos nessa assistência precisam compreender a necessidade do atendimento diferenciado e sensível, baseado em uma relação de respeito e confiança. Assim, a consulta não pode ser só para prescrever remédios”, atestou.
Lucy Bonazzi
Psico-oncologista do Hospital Moinhos de Vento falou do empoderamento de pacientes enquanto processo, composto por diversas etapas. “Empoderar significa capacitar a paciente e todos ao seu redor a decidirem os caminhos do combate da doença”, afirmou.
Segundo ela, sentir-se confusa e ter pensamentos negativos durante o processo é normal e esperado. Aos poucos, e com apoio, a paciente passa a compreender e lidar melhor com a situação, sentindo-se apta a tornar-se protagonista de sua jornada.
Jô Nunes
Presidente de honra e fundadora da Associação Brasileira de Síndrome de Williams. Falou, então, da luta pelo acesso ao diagnóstico e tratamento da filha, portadora da Síndrome de Williams.
Exemplo de pessoa empoderada que luta por mais informações sobre a doença rara que a filha enfrentou e, porquanto, por mais direitos aos pacientes, criou uma rede de apoio para mães que passavam pela mesma situação.
Márcia Fernandes
Embaixadora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, também compartilhou sua história. Contando sobre sua batalha para receber a terapia contra o câncer de mama metastático e as dificuldades enfrentadas.
Márcia viu sua doença avançar rapidamente enquanto aguardava por resultados de exames e por acesso a um tratamento que não estava disponível para ela na rede pública de saúde.
Lutou até receber as aplicações da terapia de que necessitava. Foi por conhecer os seus direitos e estar informada sobre sua doença que ela seguiu adiante. “Precisamos lutar por algo que já é nosso por direito”, destacou.
FEMAMA lança campanha Outubro Rosa 2017
A Campanha
Em sua décima edição, a campanha nacional Outubro Rosa 2017 visa conscientizar pacientes com câncer. Bem como seus familiares, amigos e colegas sobre a importância de munir-se de informação e participar ativamente da tomada de decisões no enfrentamento da doença.
“Essa abordagem amplia o pensamento crítico, analítico e autônomo do paciente, estimulando que participe das decisões referentes ao seu diagnóstico e tratamento.
Além disso, oferece condições para reivindicar uma assistência em saúde efetiva, que atenda plenamente suas necessidades. A informação é uma ferramenta para assumir o controle”, afirma a Dra. Maira Caleffi.
A iniciativa estende-se a todos que convivem com os pacientes. “O dia a dia com a doença traz diversos desafios. Por isso, é importante que os envolvidos sejam protagonistas nessa jornada, cientes de todas as possibilidades e capazes de reconhecer quando algo lhes é negligenciado”, reforça a especialista.
A campanha promove mobilização online pela aprovação de alguns projetos de lei que tramitam na câmara. Conta com hotsite, quizz, vídeo, mobilização online, conteúdo para mídias sociais e materiais gráficos.
Para participar, visite www.pacientesnocontrole.org.br.
Sobre a FEMAMA
A FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) é uma entidade sem fins econômicos.
Concentra uma rede de 70 instituições ligadas à saúde da mama, presentes em 19 estados brasileiros e Distrito Federal. Representa mais de 1 milhão de cidadãos.
Atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. Eleita membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a FEMAMA tem direito a voto nas pautas propostas pelo CNS.
Posteriormente, se convertem em recomendações para o Ministro da Saúde na condução e formulação de políticas públicas. A FEMAMA foi a primeira instituição a trazer o Outubro Rosa em 2008
Mais informações no site www.femama.org.br
FEMAMA lança campanha Outubro Rosa 2017
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Divulgação
Não deixe de ler: Como sair das dívidas neste novo ano de 2018