Eletrizante o 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship em Palhoça
O brasileiro Mateus Isaac e a venezuelana Carenys Salazar conquistaram os títulos do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship, o maior evento de windsurf das Américas encerrado neste domingo (3) em Palhoça (SC)
O brasileiro Mateus Isaac e a venezuelana Carenys Salazar conquistaram os títulos do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship, o maior evento de windsurf das Américas encerrado neste domingo (3) em Palhoça (SC). Durante dois dias, mais de 30 velejadores de quatro países disputaram baterias com ventos acima dos 20 nós na raia da Praia da Ponta do Papagaio.
As previsões para o domingo se confirmaram e o vento Sul que chegou acompanhado de nuvens escuras ameaçadoras começou a soprar forte às 11h, deixando a raia mexida, com pequenas ondas. A comissão de regatas entrou em cena e montou um percurso mais curto, porém mais próximo da praia, o que possibilitou que o público pudesse sentir a emoção das disputas na raia.
Favorito ao título, o paulista Mateus Isaac voltou a vencer todas as baterias para faturar o titulo. O brasileiro ocupa a nona posição do ranking mundial e já retorna para São Paulo para embarcar rumo a Nova Caledônia, palco da última etapa do circuito mundial da PWA.“Estou muito feliz, venci todas as baterias e ainda pudemos variar o material, usando vela média e grande nos dois dias”, declarou Isaac.
Segundo colocado na classificação geral, o catarinense Wilhelm Schurmann foi o campeão da divisão Master, para velejadores acima dos 40 anos. Porém, na raia, a disputa de Schurmann era com o peruano Alessio Botteri, 21 anos, e o cearense Mathias Pinheiro, na briga pela segunda colocação geral, atrás de Isaac. Aos 43 anos, Schurmann mostrou que ainda tem muito para dar ao esporte.
No feminino, a venezuelana Carenys Salazar conquistou o bicampeonato sul-americano. A velejadora de Isla Margarita já havia sido campeã em 2016 em Aruba E foi imbatível na Ponta do Papagaio. “Foi muito bom. Para dizer a verdade achei que seria muito mais difícil”, disse Carenys. O segundo lugar ficou com a brasileira Bruna Martinelli, enquanto a peruana Maria Belen Bazo acabou tendo problemas com equipamento e foi superada pela brasileira Giovanna Prada, que ficou em terceiro lugar.
Na divisão Youth, a vitória ficou com o gaúcho Guilherme Plentz. O velejador da ISSO Wind Xtreme chegou a ser ameaçado pelo peruano Raul Claux, mas o titulo foi garantido depois que as últimas duas finais, da sexta série de bateria, foram canceladas por falta de vento. Na divisão Grand Master, para velejadores acima de 50 anos, Murilo Carioni, sexto colocado no geral, ficou com o título.
Na cerimônia de premiação, o presidente da IFCA, o holandês Rubén Pretrisie agradeceu ao empenho da organização e dos atletas. “Tivemos muita ação, até batidas, muitos velejadores quebraram seus equipamentos, mas foi um grande evento.
Estou feliz de ter vindo para o Brasil para fazer o evento. Obrigado aos competidores por terem vindo e eu tenho certeza que vamos voltar e fazer regatas internacionais no Brasil”, declarou.
O anfitrião do evento, Renato Hadlich, da Isso Wind Xtreme, também agradeceu ao envolvimento da comunidade e citou o trabalho realizado pelo estudantes do curso de Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça como exemplo de parceria que fez com que o evento tivesse sucesso.
Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito de Palhoça, Amaro Júnior, destacou a intenção do município em sediar uma nova competição para integrar o calendário de eventos da cidade. Ainda pela manhã, o projeto Palhoça Menos Lixo promoveu um mutirão para limpeza de microlixo na praia da Ponta do Papagaio e fez a separação do lixo produzido no evento para ser destinado a uma associação parceria do projeto.
O ISSO IFCA South American Slalom Championship é uma realização da ISSO Wind Xtreme com patrocínio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Feijão e Corona. Apoio: Decathlon, Santur, KEY Suzuki e Green Flip Flops e parceiros Buttons, Manos Comunicação Visual, Ilha do Papagaio e Anasol. Divulgação: Canal Woohoo, programa Mundomar e Radio Cidade FM. A supervisão é da CBVela e da Associação Brasileira de Windsurf (IWA).
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Mateus Isaac BRA 2.8 pontos perdidos
2º Wilhelm Schurmann BRA 9.0
3º Alessio Botteri PER 10.0
4º Mathias Pinheiro BRA 19.5
5º Lucas Trindade BRA 21.5
6º Murilo Carioni BRA 25.5
7º Jomilson Souza BRA 26.0
8º Christian Hackbart BRA 29.0
9º Ricardo Conde BRA 29.5
10º Pedro Loureiro BRA 29.5
11º Guilherme Plentz BRA 32.5
12º Raul Claux PER 33.5
13º Luiz Santi BRA 41.5
14º Emilio Strassburger 46.5
15º Felipe Broecker BRA 54.5
16º Marcio Santos BRA 56.0
17º Alexandre Soares BRA 60.0
18º Renato Pozolo BRA 61.0
19º Marvin Maurer BRA 61.0
20º Juan Luis Kruger PER 69.0
21º Felipe Mattos BRA 79.0
22º Rodrigo Noronha BRA 86.0
23º Carlos Alberto Isaac BRA 88.0
24º Fabio Kley dos Santos BRA 88.5
25º Juan Carlos Fernandez BRA 102.0
25º Hidenari Mogi JAP 102.0
26º Luca Lari PER 102.0
FEMININO:
1ª Carenys Salazar VEN 3.5 pontos perdidos
2ª Bruna Martinelli BRA 8.7
3ª Giovanna Prada BRA 14.0
4º Maria Belén Bazo PER 18.0
5º Rosane Ferreira BRA 24.0
A festa de boas vindas aconteceu na paradisíaca Pousada Ilha do Papagaio, palco do evento. O anfitrião foi o CEO da Ilha, Renato Sehh, um dos articuladores do evento e o que mais se esforçou para que esse evento viesse para a Ponta do Papagaio.
Segundo ele: “Essa raia aqui em frente provou que podemos sediar grandes eventos náuticos nacionais e internacionais, com todas as condições de vento. Essa opinião foi compactuada por todos os atletas e pelo campeão olímpico Pan-Americano, Matheus Dellagnelo”.