Entretenimento

Ed King ex membro do Lynyrd Skynyrd e coautor


Ed King ex membro do Lynyrd Skynyrd e coautor

Músico sofria de câncer de pulmão e estava hospitalizado. O guitarrista americano Ed King, ex-membro do Lynyrd Skynyrd
Reprodução/Facebook/Gibson
O guitarrista americano Ed King, ex-membro da banda Lynyrd Skynyrd e um dos compositores da canção “Sweet Home Alabama”, morreu aos 68 anos, informou um comunicado divulgado nesta quinta-feira em seu perfil oficial do Facebook.
“Com grande dor anunciamos a morte de Ed King, que faleceu em sua casa de Nashville, no estado americano do Tennessee, em 22 de agosto. Agradecemos aos muitos amigos e fãs pelo amor e apoio a Ed durante sua carreira”, explica a nota.
A revista “Rolling Stone” afirmou que King sofria de câncer de pulmão e estava hospitalizado.
Embora tenha começado a carreira na banda Strawberry Alarm Clock, Ed King ficou conhecido por ser um dos membros do Lynyrd Skynyrd. O grupo, junto ao The Allman Brothers Band, se transformou no máximo representante do rock do sul dos EUA.
Rock com blues, country e sol
Surgido nos anos 70, o gênero unia o rock com o blues, o country e o soul, se deixava levar por longas improvisações instrumentais, e seus músicos mostravam de maneira constante o orgulho por pertencer ao sul dos Estados Unidos.
King se incorporou em 1972 ao Lynyrd Skynyrd, grupo liderado por Ronnie Van Zant e formado na Flórida (EUA).
O guitarrista chegou a tempo para gravar o primeiro e popular disco do grupo (1973), que incluía hinos do rock sulista como “Free Bird”.
Uma das três guitarras
King também deixou sua marca em dois álbuns, “Second Helping” (1974) e “Nuthin Fancy” (1975), a época mais bem-sucedida do conjunto. Junto a Gary Rossington e Allen Collins, contribuiu para criar o som entrelaçado de três guitarras características do Lynyrd Skynyrd.
Além disso, King foi um dos compositores de “Sweet Home Alabama”, a canção mais famosa do grupo e que ainda é ouvida de maneira habitual nas rádios de rock.
“Sweet Home Alabama” foi uma resposta às músicas de Neil Young “Southern Man” e “Alabama”, nos quais o canadense criticava os estereótipos e a história do sul dos EUA.
King é que diz “one, two, three” (um, dois, três) antes de começar a guitarra de “Sweet Home Alabama”. O músico deixou o Lynyrd Skynyrd em 1975, mas voltou a fazer parte do grupo entre 1987 e 1996.
Fonte: http://g1.globo.com/dynamo/pop-arte/rss2.xml

Ed King ex membro do Lynyrd Skynyrd e coautor

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo