Campanha para publicar livro com dez receitas de Ema Klabin vai até o dia 14
Com curadoria de Janka Babenco, as dez receitas da publicação serão atualizadas pelo chef Rogério Maldonado
A Casa Museu Ema Klabin promove uma campanha de financiamento coletivo para garantir a produção de uma nova publicação. Nela terá as receitas mais frequentemente servidas pela colecionadora e mecenas Ema Klabin para seus convidados. Portanto, a Campanha segue aberta até o dia 14 de julho de 2022 no site: https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin
Assim, a publicação Dez receitas de Ema Klabin vem sendo organizada por Janka Babenco. Ela vai reeditar as dez receitas mais servidas para os convidados nos famosos jantares e almoços realizados por Ema Klabin. Muitos desses convidados são figuras importantes da cultura brasileira. Entre eles, por exemplo: Magda Tagliaferro, João Carlos Martins, José Mindlin, entre outros .
“Visitar as anotações dos almoços e jantares servidos pela D. Ema ao longo de mais de 30 anos e selecionar os pratos mais frequentes, além de muito divertido, foi um passeio pelo universo gastronômico desta grande anfitriã e mulher à frente do seu tempo”, diz Janka Babenco.
Para a superintendente da casa museu Ema Klabin, Fernanda Guimarães, a campanha em curso é repleta de significados. “Esta publicação, além de explorar uma memória que não é mais visível na casa, consolida a presença de Janka Babenco com sua pesquisa no nosso arquivo de receitas e oferece à nossa rede de apoiadores e visitantes a possibilidade de acessar essa memória afetiva”, diz Fernanda.
Com um toque de chef
Além disso, a partir da curadoria de Janka, o chef Rogério Maldonado vai desenvolver as receitas, de forma a viabilizá-las. Portanto, serão facilmente preparadas pelo público interessado.
Recompensas
As contribuições começam a partir de vinte reais, com itens feitos para os apoiadores do projeto, como por exemplo, cartões postais com obras da Coleção e receita de aperitivo no verso, livro Dez receitas de Ema Klabin, além de experiências únicas como a participação, com acompanhante, no jantar de degustação das receitas.
A campanha pretende arrecadar R$ 95 mil para montar a publicação. Se a primeira meta for alcançada, a instituição tem como meta estendida atingir R$ 160 mil. Com isso vai levar uma programação cultural de palestras, shows musicais e ações educativas até dezembro de 2022.
Confira aqui: https://benfeitoria.com/pagamento/receitasemaklabin/contribuicao/valor
Mostra
A publicação Dez receitas de Ema Klabin integra as ações paralelas à mostra Faca, colher & garfo: uma história, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. A mostra está aberta para visitação na Casa Museu Ema Klabin até 31 de julho de 2022.
Segundo o curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, Ema Klabin tinha o hábito de registrar todos os seus jantares e receitas. “Seu rico arquivo pessoal, conservado pela casa museu, nos permite, portanto, resgatar essa história, em conjunto com a mostra Faca, colher & garfo, que narra a história dos talheres por meio dos faqueiros por ela usados”, diz Paulo.
Sobre a Casa Museu Ema Klabin
Aberta ao público desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin promove ações que, além da visitação regular, ainda incluem a conservação do acervo. Além disso, visitas escolares, cursos, palestras, shows, exposições e também publicações.
A saber, a coleção conta com artes decorativas, arte asiática, arte europeia, arte brasileira, moda, mobiliário, artes das américas, artes africana, artes nativo-americanas. Além disso objetos arqueológicos. Assim, a programação busca atingir o público mais amplo. Além disso, oferece, portanto, atividades grátis para os todos os grupos .
Além disso, a programação é gratuita. Portanto, não dá para perder. Aliás, o museu conta com mais de 1500 obras de arte. É um jardim de Roberto Burle Marx. E está com a mostra Faca, colher & garfo: uma história. Além disso, shows e palestras. O museu tem mais de 1500 obras de grandes mestres mundiais.
No acervo do Museu, há peças de grande valor histórico como ´Vista de Olinda´ (1650), de Frans Post, uma das primeiras pinturas feitas sobre o Brasil. O quadro fez parte de uma leva de presentes dados pelo conde Maurício de Nassau, que governou o Brasil holandês entre 1637 e 1644, ao rei francês Luís XIV. Vale assim a visita.
A Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, em SP. Vai de quarta a domingo. É preciso o uso de máscara. Levar carteira de vacina.
Serviço:
Campanha: Dez receitas de Ema Klabin.
Até 14 de julho de 2022
Para colaborar com a Campanha: https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin
Site: https://emaklabin.org.br/
Foto: Acervo da Casa Museu Ema Klabin/divulgação
Fonte: Cristina Aguilera/Assessoria de Imprensa
Leia ainda: Museu a Céu aberto Odette Eid