Aniversários

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Um deles é a intensificação da atuação da RGB junto à OCDE para expandir a Governança no Brasil

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Completando três anos amanhã, a Rede Governança Brasil (RGB) intensifica sua atuação internacional.

Justamente, junto a um dos principais atores que influenciam a melhoria da prestação de serviços públicos e competitividade no cenário global: a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede, João Augusto Nardes.

Entre 2013 a 2014,  período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada dessa forma, para a governança.

De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE.

A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas.

Portanto, em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia assim como,  educação.

O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional.

O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que está  sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE.

Semana passada, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris.

Estiveram junto ao Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura  (Unesco), Gabriela Ramos.

“Estive na OCDE para mostrar relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos. Eles são fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes.

Em uma década,  desenvolvemos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão pública (igg), edição do Decreto Federal nº 9.203/2017 e a fundação da Rede Governança Brasil.

Inovadora, a RGB, que conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), reúne aproximadamente 457 voluntários.

Atuando sob o mesmo ponto de vista,  em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira.

Atualmente, a instituição conta com  29  comitês,  seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos.

 *RGB* – Ministro Nardes, Cristiane Nardes e Luiz Afonso Vieira

A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes e Cristiane Nardes Farinon, em 07 de julho de 2019.

Desse modo,  surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.

Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta sobretudo,  dos órgãos públicos, governos e prefeituras,  fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema.

Justamente, com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados.

Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF.

Assim como, em nove países, Brasil, Argentina, Portugal, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Itália, tendo aproximadamente 457 voluntários que trabalham de forma colaborativa.

Para saber mais, acesse portanto: https://www.rgb.org.br/

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

 

Antecipadamente,  fonte: Assessoria de Imprensa RGB

Assim como, foto: Divulgação RGB /  Arquivo Pessoal

Leia sob o mesmo ponto de vista também: Cris Nardes é sinônimo de competência

Claudia Cataldi

Jornalista Formada, MTB-26853, Publicitária, Radialista, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com vasta experiência nas três esferas de Governo. Foi bolsista pela ONU em Israel. Morou em Cuba, México e EUA. Trabalhou na: TV Globo, Record, Band e CNT. Imortal por 5 Academias de Letras, RJ, SP, MG, NY e Portugal. Atualmente apresenta programa na TV ALERJ, a TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e ministra classes na ELERJ-Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo