Regente Dani Mattos participa da VII Semana de Educação Musical da Unesp
Dia 25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, a cantora, pesquisadora e também regente Dani Mattos vai relatar seu projeto “Villa Lobos Para Todos”, no Instituto de Artes da Unesp.
A iniciativa faz parte, portanto, da VII Semana de Educação Musical, cujo tema é A Voz na Educação Musical.
O evento ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019.
“Villa-Lobos para Todos” organizado pela regente Dani Mattos é, portanto, uma oficina de musicalização e também capacitação artístico-musical para educadores e estudantes.
A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e também seus elementos de forma lúdica e divertida, inclusive, sempre em grupo.
A regente já levou o projeto para crianças e também educadores em diversos estados do Brasil estimulando , portanto, que um maior número de pessoas conheçam mais sobre a obra do mestre Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Villa Lobos faleceu há 60 anos e é uma das figuras mais significativa do Século XX na música brasileira
Pretende-se mostrar como a música pode ser trabalhada pelos professores, sem a necessidade de instrumentos musicais e também de especialização.
Alem disso, a oficina conta com exercícios e práticas de musicalização pesquisadas pela regente em seus vinte anos de trabalho.
De acordo com a regente “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica Dani Mattos.
Sobre Dani Mattos:
Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo.
Atuou ainda como regente em Ilhabela(1999 a 2003). Além disso, fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e também Roberto Gnatalli, em Londrina.
Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França.
Com o Coral São João criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores.
Para isso, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria, portanto, arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.
Além do grupo vocal Poucas & Boas criado em 2004, a cantora e regente Dani Mattos formou em 2008 o conjunto “Toque de Bambas” com quem gravou um EP, fruto, portanto, de seu projeto Cronistas da Cidade.
Formou Dani Mattos Quartet (2013) e se apresenta com repertório composto por canções de jazz e do samba-canção.
Sobre a VII Semana de Educação Musical: A Voz na Educação Musical
A VII Semana de Educação Musical ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019 no Instituto de Artes da Unesp.
Constam da Programação, por exemplo: conferência, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, prática vocal coletiva, comunicações de pesquisa, apresentações de composições e também arranjos vocais.
Além disso, a continuação da Série Histórica, reiterada a cada ano, que consiste, portanto, em entrevistas com personalidades importantes da Educação Musical.
Contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, educadores musicais, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica das redes pública e também privada, que terão a oportunidade de discutir, portanto, questões relacionadas à importância e às possibilidades de uso da voz no contexto da Educação Musical.
Serviço:
VII Semana de Educação Musical
Data: 23 a 27 de setembro de 2019, das 8h30 às 18h
Relato do projeto “Villa Lobos Para Todos” com Dani Mattos
Data: 25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, sala 116, inscrições no local
Local: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA-UNESP)
Endereço: Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo / SP
CEP: 01140-070 – Próximo ao Terminal Rodoviário e Metroviário Barra Funda
Informações: https://www.viisemiaunesp.com.br/
Saiba mais sobre o projeto Heitor Villa Lobos: http://www.villa-lobosparatodos.com.br/
LEIA MAIS: Acordeonista lituano Laimonas Salijus vem ao Brasil para três apresentações