Bairro Vila Nova recebe a AMA Cia de Dança
A Escola Municipal Valentim João da Rocha e a comunidade do bairro Vila Nova
A Escola Municipal Valentim João da Rocha e a comunidade do bairro Vila Nova são os convidados para apreciar a AMA Cia de Dança, nesta sexta-feira (9/6), às 9h, na própria escola.
Os bailarinos vão apresentar fragmentos das principais obras do grupo em um espetáculo com duração de uma hora, que também oportuniza um bate-papo com a bailarina e educadora Maria Fortuna sobre a arte da dança.
A iniciativa faz parte do projeto “Comunidade na Dança” patrocinado pelo Mecenato do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) 2016, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A entrada é gratuita e aberta ao público.
Desde abril, este é o quarto bairro que recebe os bailarinos que já levaram seu trabalho ao Saguaçu, Itinga e Ulysses Guimarães.
No total, a proposta contempla oito apresentações que também percorrerá os bairros Aventureiro, Centro, Floresta e Morro do Meio até o mês de novembro.
Na rota, estão a Feira do Príncipe, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).
A estimativa é alcançar um público de 1.200 pessoas entre alunos, professores e a comunidade.
A plateia será apresentada a trechos das coreografias “Vanera”, “Lavandula”, “Ki-Chá” e “FP 299” e também poderá interagir com os bailarinos sobre o processo criativo na dança contemporânea.
Como destaca o diretor do grupo, Amarildo Cassiano, este projeto é uma pérola da companhia, que:
“Nos faz degustar ao levar a dança na comunidade, pois além de compartilhar o nosso trabalho, aprendemos com eles em um bate-papo com grande troca de informação.
No começo ficam meio tímidos, mas aos poucos ao assistir o olhar e a feição vão se liberando.
Vejo a participação não só com os olhos, mas também com o estado físico e a alma”, frisa.
O Projeto Comunidade na Dança foi aprovado pelo Mecenato 2016 na modalidade de “Manutenção de grupos ou espaços culturais”.
Entre os objetivos, estão contribuir para a formação de plateia e mercado para as artes cênicas; popularizar a dança contemporânea na cidade.
Ampliar a interação da dança com a comunidade, divulgar e compartilhar com o público o trabalho resultante da pesquisa corporal e de linguagem da AMA Cia de Dança.
E atender aos princípios e metas do Plano Municipal de Cultura.
“Ter este respaldo significa um novo passo no caminho da consolidação para termos uma companhia de dança profissional, capaz de representar a dança de Joinville em palcos não só da cidade sede, mas também de diversas outras regiões do país”, frisa Cassiano.
Contrapartida Social:
Além da gratuidade dos oito espetáculos com palestra de formação de plateia, serão realizadas mais duas oficinas de duas horas:
“O Corpo Diverso na Dança Contemporânea”, com o professor Amarildo Cassiano, e outra com a bailarina e coreógrafa Erika Rosendo, destinadas aos atores do Grupo de Teatro Arte para Todos.
Formado por atores com deficiência intelectual e mantidos pelo IMPAR com o NAIPE – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial.
Companhia
Criada em 2007, a AMA Cia. de Dança conta com um elenco fixo de seis bailarinos: Beto Magave, Rafaela Matos, Val Bernardi, Thaís Morato, Bruno Souza e Wiliam Menezes e mais três convidados, Clarice Matsunaga, Lucas Aristides e Raijane Gama.
A direção é do coreógrafo Amarildo Cassiano e a produção executiva de Silvia Bassetto. Tem apoio do Centro Cultural Deutsche Schule/Bom Jesus Ielusc e da RW Contadores.
SERVIÇO:
O quê: Projeto Comunidade na Dança
Quando: 9/6 (nesta sexta-feira)
Horário: 9h
Local:
Escola Municipal Valentim João da Rocha – Rua XV de Novembro, 7030 – Bairro: Vila Nova – Joinville – Santa Catarina – SC. Brasil.
E-mail: silvia_bassetto@yahoo.com.br
Acesse o Site: impar.art.br
Foto da Capa: Divulgação