Arquitetura sem fronteiras: A jornada de Anafla Braz para o ‘World Office’
Liberdade arquitetônica: quando o sonho de um escritório vai além das paredes
Arquitetura sem fronteiras: A jornada de Anafla Braz para o ‘World Office’
Na arquitetura, onde as linhas definem os espaços e os projetos ganham vida em formas concretas, surge uma nova perspectiva que vai além do tradicional: a liberdade arquitetônica. Em um mundo onde muitos profissionais se veem presos aos limites do próprio sucesso, Anafla Braz, arquiteta e mentora, decidiu romper essas fronteiras. Sua trajetória é um exemplo para arquitetos que desejam projetar uma vida tão livre e inspiradora quanto as criações que realizam para seus clientes.
O despertar de uma nova arquitetura
Anafla sempre almejou patamares altos de sua profissão. Com isso, em 2021, fundou o ANAFLA BRAZ Arquitetos no Brasil, com foco em arquitetura comercial, hoteleira, corporativa e franchising. Em apenas dois anos, seu escritório já contava com uma equipe robusta, projetos que somavam 20.000 m² e clientes multinacionais. Contudo, o sucesso trouxe consigo uma revelação inesperada: o sonho que parecia ideal havia se transformado em uma caixa sufocante.
Transformando essa realidade
“Meu escritório, que nasceu para ser a realização de um sonho, se tornou uma caixa… e eu, claustrofóbica. Eu estava onde sempre quis estar, mas ao custo de mim mesma”, relembra Anafla. Foi então que ela decidiu transformar essa realidade. Decidiu voltar à Itália, um desejo que havia silenciado por anos, e iniciou um processo de reconstrução profissional e pessoal.
Do escritório fixo ao ‘world office’
Ao recriar a estrutura de seu negócio, Anafla passou a operar de forma remota, validando a 11.000km de distância um modelo de trabalho que permite liberdade geográfica, de tempo e de escolhas, sem comprometer a financeira. Com essa mudança, ela não precisou mais escolher entre viver e trabalhar: uniu as duas dimensões em um único propósito. Essa jornada resultou na criação da mentoria Liberdade Arquitetônica, um programa exclusivo para arquitetos que já tem os seus escritórios de arquitetura e que, assim como ela, buscam direcioná-los para a vida que escolheram, e não mais o contrário
Uma nova forma de construir sucessos
O programa oferece um método estruturado em cinco passos que transforma a visão dos participantes. A ideia central é clara: em vez de adaptar a vida ao escritório, o profissional deve moldar o escritório para a vida que deseja. É uma abordagem que, segundo Anafla, a maioria dos arquitetos acabam negligenciando e vivem sendo levados, seja pela montoeira de projetos, clientes ou da própria equipe.
Decidindo a própria vida
“A maioria dos arquitetos vive tentando fazer a vida caber dentro dos seus escritórios. Eu entendo que a ordem é inversa: Primeiro decidimos a vida que queremos, depois entendemos qual o cliente ideal que poderá nos proporcionar ela, e só então, estruturamos o escritório para isso.
Só assim paramos de tirar férias para viver a vida que dizemos que vamos ter “quando entregar esse projeto”.
A sala secreta: espaço de conexão e transformação
Com isso, a ideia da mentoria surgiu a partir de um movimento orgânico nas redes sociais. Em uma minissérie no Instagram, Anafla compartilhou sua trajetória de forma natural, sem filtros, revelando os desafios e aprendizados da sua trajetória como arquiteta, até chegar hoje na vida que escolheu para si sem abrir mão do que já tinha construído.
Arquitetos alinhados com essa visão
E, a resposta foi avassaladora: para cada situação que contou, teve um arquiteto para dizer que ela não estava sozinha. “Eu percebi que a história não era mais só minha: não fazia sentido abrir uma porta e não ver ninguém entrando. Criei, então, um espaço de troca real, onde arquitetos alinhados com essa visão pudessem se conectar e crescer juntos, para que o caminho seja mais leve e menos solitário do que o meu foi.”
Liberdade Arquitetônica
Assim nasceu a sala secreta, como Anafla chama esse espaço, ela realiza uma seleção cuidadosa curando o alinhamento do grupo. Os selecionados têm ali dentro a oportunidade de se inscrever a uma vaga com o seu time para uma sessão estratégica individual, com análise do seu negócio, momento atual e objetivos. Sendo o momento certo, o arquiteto recebe o convite para fazer parte da mentoria, dando um passo concreto e rápido à sonhada Liberdade Arquitetônica.
A arquitetura da liberdade
Assim então, Anafla Braz não apenas projeta espaços físicos; ela constrói pontes para um estilo de vida que redefine o significado de sucesso na arquitetura. Seu trabalho inspira uma nova geração de arquitetos a se permitirem imaginar um futuro em que a vida e o trabalho caminham em harmonia.
Para ela, a liberdade não é um destino final, mas um caminho contínuo:
“Imagina que o caminho começa como um cubo pesado e difícil de carregar… onde em cada um dos 5 passos do método aparamos cada uma dessas arestas para virar uma esfera redonda e fácil de empurrar para a vida que escolhemos.” Enfim, com a mentoria Liberdade Arquitetônica, Anafla prova que é possível projetar não apenas prédios, mas uma vida que vale a pena viver. E, para os arquitetos que se sentem presos aos limites do próprio sucesso, ela deixa uma mensagem: “A verdadeira liberdade começa quando você decide abrir a porta e seguir o caminho que escolheu para si mesmo.”
Conheça mais sobre seu trabalho
Instagram: @anaflabraz
Arquitetônica, a mentoria: www.liberdadearquitetonica.com
ANAFLA Braz arquitetos: www.anaflaviabraz.com
Fotos: Bruno Fossatti
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
Por exemplo, veja mais em: Lia Foitzik – Ressignificando o “menos é mais”
GOD SAVE THE FASHION 360°