Gestão de processos impulsiona eficiência e inovação nas empresas
Especialista em gerenciamento de projetos de automação de processos, Edrey César Santana Mendes levará sua expertise para os EUA.

Gestão de processos impulsiona eficiência e inovação nas empresas
Empresas de diversos setores buscam estratégias eficazes para otimizar operações, reduzir custos e aumentar a produtividade. A gestão de processos empresariais (BPM) tem se destacado como uma abordagem fundamental nesse contexto, permitindo que as organizações aprimorem seus fluxos de trabalho e assim, integrem novas tecnologias de forma eficiente.
A automação inteligente, que combina Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA), está sendo amplamente adotada por grandes corporações. Portanto, um relatório da Futurum Research, encomendado pela Automation Anywhere, revelou que mais da metade das organizações na América do Norte já implementaram alguma forma de automação inteligente. Por outro lado, os setores como manufatura e mídia lideram essa adoção, com taxas superiores a 87%, enquanto o setor público apresenta uma taxa inferior a 30%.
Investimentos em IA
No Brasil, a adoção de IA também está em ascensão. Uma pesquisa conduzida pela IBM em 2022 indicou que 41% das empresas brasileiras já implementaram ativamente a IA em suas operações. Além disso, 73% dos profissionais de TI dessas empresas aceleraram os investimentos em IA nos últimos dois anos, impulsionados pela necessidade de transformação digital e pela busca por maior eficiência operacional.
Nos Estados Unidos, a Inteligência Artificial está redefinindo o panorama empresarial, oferecendo oportunidades para aumento de eficiência e inovação, mas também apresentando desafios relacionados à adaptação da força de trabalho e à necessidade de desenvolvimento de novas competências.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Duke, em conjunto com os Federal Reserves de Atlanta e Richmond, revelou que 61% das empresas norte-americanas planejam utilizar IA no próximo ano para automatizar tarefas anteriormente desempenhadas por humanos, abrangendo desde pagamentos a fornecedores até a elaboração de relatórios financeiros.
Inovação tecnológica
Para aproveitar essa janela de oportunidades, o engenheiro químico Edrey César Santana Mendes levará sua expertise em gestão de processos e eficiência empresarial para os EUA por meio da ProcessPro Solutions & Consulting. Portanto, o empreendimento oferecerá serviços especializados para melhorar a eficiência operacional, o planejamento estratégico e a inovação tecnológica para empresas nos Estados Unidos. “Vamos auxiliar organizações de diversos setores na otimização de suas operações, adoção de novas tecnologias e aprimoramento de sua produtividade e competitividade”, informa o especialista.
A ProcessPro terá sua sede em Austin, no Texas, cidade que tem se consolidado como um dos principais polos de inovação tecnológica no país e no mundo, atraindo empresas, startups e profissionais do setor. Para se ter uma ideia, Austin, por exemplo, tem sido apelidada de Silicon Hills devido à sua crescente comunidade tecnológica. Empresas renomadas, como Dell, Texas Instruments e Hewlett-Packard, têm presença significativa no estado, contribuindo para o seu desenvolvimento tecnológico.
Mendes explica que, além disso, o Texas oferece um ambiente de negócios favorável, com incentivos fiscais e uma infraestrutura robusta, fatores que têm atraído tanto empresas estabelecidas quanto startups emergentes. E, à medida que a empresa crescer, a ideia é expandir as operações da empresa para regiões estratégicas dos EUA, ampliando a base de clientes no Texas com a abertura de um escritório adicional em Houston. “Dessa forma, buscamos contribuir diretamente para o avanço das indústrias americanas, ajudando empresas a alinhar seus processos operacionais aos padrões internacionais, otimizar fluxos de trabalho e melhorar a gestão de recursos”, adianta ele.

Benefícios e desafios da automação
A implementação de soluções de automação baseada em IA tem proporcionado benefícios significativos, como aumento da eficiência, redução de erros e maior competitividade. Uma análise da Bain & Company, em parceria com a UiPath, revelou que 85% das empresas que adotaram essas tecnologias relataram melhorias na eficiência e produtividade. No entanto, desafios como a necessidade de estratégias claras de gerenciamento de dados e a superação de barreiras culturais internas ainda são obstáculos para algumas organizações.
E, por meio de tecnologias avançadas, como Automação de Processos Robóticos (RPA), Inteligência Artificial (IA) e Gestão de Processos de Negócios (BPM), além de treinamentos estratégicos para a força de trabalho, a ProcessPro ajudará empresas americanas a aumentar sua eficiência, reduzir custos e impulsionar um crescimento sustentável. Além disso, “A implementação de processos de certificação da Organização Internacional para Padronização (ISO) e a oferta de programas personalizados de treinamento garantirão que as organizações atendam aos requisitos regulatórios e aprimorem as habilidades e o desempenho operacional de seus funcionários”, destaca Mendes.
Segundo o empreendedor, a ProcessPro será um catalisador para a transformação industrial. Ao estabelecer as melhores práticas em gestão de processos, desenvolvimento da força de trabalho e avanço tecnológico, ele pretende definir padrões de excelência operacional que muitas empresas americanas possam seguir. “Meu compromisso com a inovação e a melhoria contínua beneficiará os clientes da ProcessPro e criará um impacto positivo nas indústrias dos EUA, promovendo uma cultura de qualidade e progresso. Assim, vamos contribuir para o objetivo mais amplo de elevar a produtividade e a competitividade da economia americana no cenário global”, projeta o engenheiro.
Sobre o profissional:
Edrey César Santana Mendes é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal de Goiás e possui MBA em Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos. Durante sua formação acadêmica, participou de um intercâmbio nos Estados Unidos como Bolsista CAPES pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Com quase 10 anos de experiência, construiu sua carreira na gestão de negócios, atuando no gerenciamento de projetos de automação de processos (RPA), consultoria empresarial e auditoria de sistemas de gestão com base nas normas da Organização Internacional para Padronização (ISO). Especialista na implementação de soluções RPA, domina ferramentas como UiPath, Power Automate e Python.
Além disso, possui ampla experiência em consultoria e auditoria de sistemas de gestão em setores como construção civil, saúde e varejo, sempre com foco na melhoria contínua e certificação de empresas segundo padrões internacionais ISO.
Fotos: Freepik / Divulgação
Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias
Veja mais: Empresas precisam de eficiência operacional e tecnologia