12º Congresso da ABIME: Inclusão com Jornalismo em Socorro
Evento reuniu comunicadores de todo o Brasil e fortaleceu o protagonismo de Socorro no turismo sustentável

12º Congresso da ABIME: Inclusão com Jornalismo em Socorro
A cidade de Socorro, no interior paulista, foi palco de um encontro memorável entre profissionais da comunicação e o compromisso com a acessibilidade: o 12º Congresso Nacional da ABIME (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital).
Reunindo comunicadores de várias partes do Brasil, o evento reafirmou o papel da imprensa como voz ativa na construção de uma sociedade mais inclusiva, sensível e plural.
O cenário escolhido não poderia ter sido mais simbólico. Conhecida nacionalmente como destino referência em turismo acessível, Socorro provou estar à altura de sua reputação ao receber com excelência congressistas com diferentes perfis e necessidades.
Entre as muitas experiências positivas vividas ao longo do congresso, o destaque incontestável foi a calorosa acolhida do Hotel Campo dos Sonhos, que sediou o evento.
Perfeito para PCD´s
O hotel, totalmente adaptado para receber pessoas com deficiência, oferece muito mais que rampas e sinalizações. Ele proporciona autonomia, dignidade e bem-estar por meio de uma estrutura planejada com propósito.
E esse cuidado se estende também à atmosfera: cada colaborador parece imbuído da missão de bem-receber. José Fernandes e sua esposa Jaqueline Franco, proprietários do hotel, foram anfitriões impecáveis, demonstrando não só competência, mas um genuíno espírito de acolhimento que transformou o congresso em uma vivência calorosa, humana e inesquecível.
Rede hoteleira impecável
Além do Campo dos Sonhos, é preciso registrar com gratidão o igual apoio de outros empreendimentos hoteleiros da cidade, que receberam os congressistas com a mesma dedicação e hospitalidade. Estiveram conosco nessa jornada de partilha e aprendizado o Hotel Grinberg’s Village, o Hotel Recanto da Cachoeira, o Hotel Village Montana, o Hotel Sete Belo, a Pousada Vale das Orquídeas assim como, a Pousada Encantos. Todos, contribuíram para que a ABIME vivesse, em Socorro, um congresso organizado não apenas com logística, mas com afeto.
O espírito que guiou o congresso foi o mesmo que norteia o trabalho da ABIME desde sua fundação: democratizar o acesso à informação, fortalecer a comunicação eletrônica e digital como ferramenta de transformação social e cultivar, no fazer jornalístico, os valores do respeito, da ética e da escuta.
Nesse sentido, Socorro mostrou-se não apenas anfitriã, mas aliada, ao oferecer uma rede turística preparada, gentil e atenta às necessidades do outro.
Entre palestras, imersões culturais e trocas inspiradoras, os participantes vivenciaram mais do que um evento técnico: participaram de uma experiência de pertencimento. Levaram consigo não apenas novos aprendizados, mas também a certeza de que turismo, inclusão e comunicação podem e devem caminhar juntos.
A ABIME, em nome de sua Presidente nacional, Vera Tabach, agradece profundamente a todos os parceiros. Especialmente à cidade de Socorro, por reafirmar, com gestos concretos e acolhimento generoso, que há lugares onde a hospitalidade é uma política pública e a acessibilidade, uma prática cotidiana.
12º Congresso da ABIME: Inclusão com Jornalismo em Socorro
Leia sob o mesmo ponto de vista: Esporte é a chave para saúde