Arte e CulturaTeatro

Yentl, a menina que queria estudar

Espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa Museu Ema Klabin

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa Museu Ema Klabin

No próximo sábado, 5 de abril, às 15h, o coletivo Culturas em Movimento apresenta, na Casa Museu Ema Klabin, o imperdível espetáculo Yentl, a Menina que Queria Estudar. A peça, que se baseia na obra Yentl, o Menino da Yeshiva, do renomado escritor Isaac Bashevis Singer, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1978, relata a inspiradora história de uma menina que, para poder estudar, decide assumir a identidade masculina. Além disso, o evento é totalmente gratuito e oferece 100 vagas disponíveis por ordem de chegada, incluindo tradução e interpretação em Libras.

Adaptada pela talentosa artista Dinah Feldman, a peça vai muito além do conto original de tradição judaica que a inspirou. Isso porque Dinah enriquece a narrativa ao integrar textos de outros artistas, poetas e pensadores, oferecendo, dessa forma, uma abordagem contemporânea e profunda da história. Ademais, a obra incorpora elementos da trajetória pessoal da artista, bem como explora suas pesquisas sobre protagonismo feminino e os inúmeros tabus enfrentados pelas mulheres na sociedade atual, tornando essa adaptação ainda mais relevante tanto para o público jovem quanto para o adulto.

Elenco

De certo, o elenco da peça é composto por Dinah Feldman (adaptação e interpretação), Jefferson Bueno (músico), Lucas Coimbra (músico e diretor musical). Entretanto, a equipe técnica também desempenha papel essencial, incluindo Marcela Horta (produção), Lica Barros (iluminação) e Éder Lopes (cenário e figurino). Além disso, a direção artística é assinada por Malú Bazán.

Fundado em 2005, sob a liderança de Dinah Feldman, o coletivo Culturas em Movimento tem como objetivo principal a pesquisa de textos contemporâneos, além de promover o universo feminino nas artes cênicas. Formada pelo Teatro Escola Macunaíma e pela École Philippe Gaulier, Dinah também é criadora de obras como O Vazio na Mala e Outono, Inverno ou O Que Sonhamos Ontem. Além disso, o coletivo já participou de festivais internacionais, incluindo o YELEEN, em Burkina Faso, e o XXVIII Encuentro de Contadores de Historias y Leyendas, na Colômbia.

Serviço:

05/04, às 15h, espetáculo literomusical:  Yentl, a menina que queria estudar, 100 vagas por ordem de chegada, tradução e interpretação em Libras, entrada franca*.

Visitação

quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h

visitas mediadas quarta a sexta, às 11h, 14h, 15h e 16h. sábado, domingo e feriado, às 14h.

R$ 20 (inteira)

R$ 10 (meia) para estudantes, idosos, PCD e jovens de baixa renda

gratuidade para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Foto: : Rogério Alves

Assessoria de imprensa: Mídia Brazil

  • Além disso, siga Cristina Aguilera no insta

Leia ainda: De Salvador à Itália: solidariedade de uma dentista

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados