Celebridades

Pandora Filmes distribui longa-metragem produzido e filmado em Joinville

Uma carta para Ferdinand” posiciona Santa Catarina entre os polos de produções nacionais cinematográficas de longa-metragem

Boas risadas estão garantidas na exibição de “Uma carta para Ferdinand”, a comédia romântica estrelada por Cristiana Oliveira, Clemente Viscaíno e Luiz Alves (o Ferrugem), que estreia dia 11 de novembro, às 21h, no GNC Cinemas do Shopping Mueller Joinville, em evento para convidados. O filme, que posiciona Joinville entre os principais polos de produção audiovisual brasileiro, será distribuído nacionalmente pela Pandora Filmes.

Na ficção o francês Frederico Bruestlein (1835 a 1913), vivido por Clemente Viscaíno, é o homem de confiança do Príncipe de Joinville (França), François Ferdinand, dono da Colônia Dona Francisca que pediu  para Bruestlein voltar nos dias atuais a Joinville e fazer um relato das condições em que se encontra a cidade  e sua população. A descrição contou com a ajuda do atrapalhado assistente camponês Tonico, interpretado por Ferrugem, marcando a volta do ator ao circuito audiovisual nacional. A dupla depara-se com situações inusitadas do passado – acontecimentos, obras e projetos – e o choque de modernidade vivido no presente. A turbulência de informações reacende os resquícios da memória de Bruestlein e relembra o amor platônico pela jovem Mella (Cristiana de Oliveira).

“Uma Carta para Ferdinand” conta com o apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Prefeitura de Joinville e investimento maciço da própria OCOTEA FILMES. O roteiro e a direção são de Anderson Dresch e Fábio Cabral, que também assina a direção de fotografia.  O longa-metragem joinvilense foi produzido por Anderson Dresch e Kleber Dresch.

O filme posiciona Santa Catarina no cenário nacional de produção de longas metragens fora do eixo Rio-São Paulo, ao lado de outros estados, como Ceará e Goiás, que vem se destacando com grandes produções. Os diretores contam que o projeto é ousado e foi desenvolvido com poucos recursos e o capital social da própria produtora. “É algo que lembra A Bruxa de Blair feito sem recursos, apenas com o talento e a coragem dos produtores, e que estourou no cinema mundial”, comparam.

O filme conta com a participação especial de Felp 22, vocalista do grupo carioca de rap Cacife Clandestino, fenômeno nacional com milhões de acessos em todos os seus clipes disponíveis na web. As gravações de “Uma carta para Ferdinand” contaram ainda, com aparato técnico e qualidade de cinema digital, o mesmo utilizado em Hollywood em filmes como “Piratas do Caribe 4”, “O Hobbit”, “Motoqueiro Fantasma 2”, “A Rede Social”, “O Livro de Eli”, “Contágio”, entre outros.

Sobre o elenco

Em 1989, Cristiana Oliveira ganhou o prêmio de atriz revelação da APCA pela interpretação do papel de Hannah, na novela “Kananga do Japão”, da TV Manchete. Ao longo da carreira sólida e premiada representou personagens marcantes da teledramaturgia em diversas séries e novelas como: “Pantanal” como Juma Marruá (TV Manchete), “De Corpo e Alma” com Tarcísio Meira, e papéis principais, inclusive vilãs, como Adriana (Salsa e Merengue) e Alcinha (O Clone). Outros destaques na TV foram “Animal” (GNT), “Salve Jorge”, “Insensato Coração” como Araci e “Paraíso” como Zuleika (os três na TV Globo). Sua estreia no teatro foi em 1993, com “Bate outra vez”, assistido por mais de 60 mil pessoas. Nos palcos vem interpretando personagens marcantes em comédias e tragédias clássicas, como “Tróia”. No cinema, destaque para “Nossa Senhora Aparecida de Caravaggio”, de Fábio Barreto e o “Gatão de Meia Idade”, dirigido por Antônio Carlos da Fontoura.

Clemente Viscaíno, ingressou no cinema em 1970, quando integrou o elenco do filme “A Herança”. Depois, atuou em diversas produções, entre elas, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, em 2001, e “Carandiru”, em 2003. Também encenou e produziu peças de teatro, com destaque para “O Príncipio e o Fim”, em 2007. Na Rede Globo, fez as novelas “Sinhazinha Flô”, em 1977; “Fera Ferida” e “Mulheres de Areia”, em 1993; “Quatro por Quatro”, em 1994; “Por Amor”, em 1997; “O Clone”, em 2005; “Caminhos das Índias”, em 2009. Em 2018, Clemente levou o Prêmio de Melhor Ator da “Mostra de Curtas-Metragens Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa”, no 46º Festival de Cinema de Gramado, com o filme “Grito”, inédito curta-metragem da Filmes de Junho. Os atores Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno compartilharam o troféu da produção roteirizada e dirigida por Luiz Alberto Cassol, da Filmes de Junho.

Luiz Alves (o Ferrugem) e Severo Cruz são outros destaques da narrativa. Ferrugem iniciou a carreira no programa Gente Inocente, na extinta TV Tupi. No cinema, fez “O Milagre”, 1979; “King Mong” (1977) e, diversas produções de “Os Trapalhões”, na década de 80. Tornou-se assistente do apresentador João Gordo, no programa “Piores clipes do mundo”, na MTV, em 2002. Atuou no longa “O Palhaço”, em 2011. Severo Cruz participou dos filmes: “O velho lobo do mar”, “A antropóloga”, “O Aquário de Antígona”, “Sorria, você está sendo filmado” e “Procuradas”.

Também integram o elenco Letícia SouzaRobson Rodrigues, Daniele Pamplona, Felicia Oliveira, Jesus Luhcas e João Daniel Zanella atores regionais do Estado, enobrecem com seus talentos a divertida e emocionante produção.

Sobre os diretores

A direção e roteiro original compartilhados com Fabio Cabral, são de Anderson Dresch. O produtor e diretor também foi o responsável pelo roteiro e direção do Curta metragem “Vício” – vencedor do prêmio Shortcutz Internacional – e do curta “A Carteira”.  Trabalhou na produção em “As Mortes de Lucana” e a direção de produção de “O Aquário de Antígona” – participante do Indie Wise Festival, Second Asia International, Youth Short Film, Festival Interfilm Berlin, International Short Film, Festival Shortcutz Santa Catarina, Shortcutz Amsterdam, 13º Bogotá Short Film, Festival Asiana e International Short Film Festival, “Hollywood Screenings Film Festival”.

Fabio Cabral é diretor cinematográfico e de fotografia com 37 anos de atuação no mercado audiovisual brasileiro e do exterior. Além de inúmeros filmes comerciais, publicitários e curtas metragens, fez duas importantes atuações no Cinema Nacional, em 2001, no longa metragem “O dono do mar”,  com Daniela Escobar, Sergio Marone, Odilon Wagner, Pepita Rodrigues, Regiane Alves, Samara Felipo, Isadora Ribeiro entre outros grandes atores de grande renome, uma superprodução com orçamento superior a 7 milhões de reais.  Em 2006, no filme “Bodas de Papel” com Helena Ranaldi, Sergio Mambert e Walmor Chagas, um longa com coprodução Latino Americana. Fabio já foi premiado em festivais nacionais e por filmes publicitários no Festival Internacional de Cannes e no NYAFF (New York Advertsing Film Festival).

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Anderson Dresch e Fabio Cabral

Produção executiva: Mari Silveira

Diretor de fotografia: Fabio Cabral

Diretor de arte: Alceu Bett

 Diretor de produção: Soares Ordilei

Câmeras: Kleber Dresch e Giovani Rocha

Coordenação de produção: Tony Araujo

Figurino: Lucas David, Tereza Dresch

Maquiagem: Karina Oliveira

Som direto: Cleidim Costa

Montagem:  Marcelo Buti

Finalização e Colorização: Marco Requena

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RX-CNtD5Ejw

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1tV1jx0CElPJKM9CAj4ujEk9tZ1BqWzh3

Assessoria de Imprensa

Simone Hülse Feuser (Mtb/SC 00897) – (47) 99911-5501 – simonehulse@gmail.com

Simone Hülse Feuser

+55 47 99911-5501

simonehulse@gmail.com

Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação
Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação
Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação
Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação
Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação
Pandora Filmes distribui longa-metragem
Foto Divulgação

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo