Saúde e Bem-Estar

Tratamento de varizes: as vantagens da escleroterapia

A boa notícia é que as varizes podem ser tratadas e em boa parte dos casos até mesmo eliminadas.

Tratamento de varizes: as vantagens da escleroterapia

Varizes costumam trazer dor de cabeça quando elas aparecem. Além de afetar a autoestima da pessoa, elas também representam um verdadeiro problema de saúde. As causas não são únicas, mas sistematicamente ocorrem em pessoas que tenham alguma dificuldade na circulação sanguínea. Isso pode afetar todas idades e gêneros: sim, não somente mulheres, mas também homens. Estima-se que cerca de 30% dos casos sejam masculinos.

A boa notícia é que as varizes podem ser tratadas e em boa parte dos casos até mesmo eliminadas. Uma das formas mais atuais de tratar as varizes é a escleroterapia, em diferentes formas. Enquanto isso, vamos ver as principais e suas respectivas vantagens.

Os diferentes tipos de escleroterapia

A escleroterapia consiste em injetar um determinado líquido dentro da veia em tratamento. Além disso, este líquido irá bloquear a veia, que deixa de ter sangue circulando. Com o tempo esta veia será absorvida pelo corpo e a circulação será redirecionada para outros vasos próximos.

Assim, os diferentes tipos de escleroterapia irão vaiar substancialmente em função de qual líquido é utilizado pela técnica.

Glicose

A glicose é também conhecida como glicose hipertônica. A solução possui concentração de 50 ou 75% de glicose. É a forma mais tradicional de escleroterapia, mas possui algumas contraindicações como os casos de diabéticos.

Indicada especialmente para varizes de menor tamanho, usualmente até 2 mm. De fato, múltiplas sessões poderão ser necessárias em função da quantidade de varizes. Entre cada sessão são necessários alguns dias.

Espuma

A escleroterapia com espuma representa alguns avanços em relação a escleroterapia com glicose. Por exemplo, é capaz de tratar varizes com dimensões maiores de 2 mm, usualmente até 4 mm. Por isso, o diagnóstico médico irá esclarecer isso.

A espuma em si é uma mistura de polidocanol com ar, ambos misturados antes de serem injetados na veia. É frequente o emprego de ecodoppler para monitoramento do fluxo sanguíneo na região tratada. Assim, em alguns casos a escleroterapia com espuma pode substituir a tradicional cirurgia de varizes, mais invasiva e que requer recuperação.

Costuma não ser indicada no caso de pacientes com histórico de alergia, gestantes e idade mais avançada.

Quais as vantagens em tratar varizes com escleroterapia?

A escleroterapia, tanto com glicose quanto com espuma, permite tratamento mais confortável para o paciente. Isso ocorre porque ela é minimamente invasiva, ou seja, somente a introdução da agulha para injeção do líquido é necessária.

Com isso, o paciente pode retomar suas atividades imediatamente após a sessão de tratamento, algo importante nos dias atuais.

De outra parte, também evita o pós-operatório de uma cirurgia para retirada de varizes, ou seja, mais doloroso, longo e que naturalmente irá requerer cuidados especiais.

Dado que o procedimento é mais simples, a escleroterapia também tem a vantagem de poder ser feita na clínica do próprio médico, assim, evitando internação hospitalar.

Posso fazer escleroterapia?

Se suas varizes são de pequenas ou médias dimensões, é muito provável que as vantagens da escleroterapia estejam ao seu alcance.

Sem tempo de recuperação e menos invasivas do que outras alternativas, a escleroterapia é ótima para o tratamento de vasinhos e varizes de pequenas dimensões.

Consulte sempre seu cirurgião vascular, que fará o diagnóstico do seu caso indicando o melhor tratamento.

Fotos: Divulgação / Arquivos Pessoal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Clica aqui e veja agora: A rapidez e precisão da CLaCS para tratar varizes

Veja também: Qual o melhor método de tratamento para varizes?

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo