Arte e Cultura

Vanja Ca Michel lançou Minidicionário de Teatro e Circo

Sessão de autógrafos aconteceu dentro da Feira do Livro de Porto Alegre

A diretora de teatro Vanja Ca Michel compilou mais de 550 verbetes usados no universo do teatro e do circo ao longo de quase quatro décadas de trajetória. O resultado foi o lançamento do Minidicionário de Teatro e Circo (AGE Editora, 96 páginas)

Este registro vem dividido em dois capítulos que contemplam grandes artes: teatro e circo. Vanja comenta a motivação desta iniciativa: “O conteúdo é resultado de pesquisa, fruto dos meus 38 anos dedicados às artes, à cultura e à educação. Foi especialmente pensado e adequado para consultas rápidas. É indicado para estudantes, professores, artistas e apaixonados pelo teatro e circo”

A autora percebeu a necessidade de oferecer, de forma clara e objetiva, algumas pitadas do significado de palavras, deste mundo mágico. “O repertório usado – um precioso vocabulário – vem ao encontro de diversos propósitos culturais: conservar a memória da nossa identidade artística, compreender o significado das palavras, ampliar o conhecimento, e incentivar a pesquisa e a formação profissional.”

A sessão de autógrafos aconteceu dentro da programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.  “A 1ª sessão de autógrafos foi especial pois muita gente querida veio me dar um abraço neste momento tão importante na minha vida! Foi lindo e inesquecível! Obrigada a AGE Editora por me proporcionar este momento inesquecível na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre”, comentou Vanja em suas redes sociais.

Vanja Ca Michel nasceu em 1959, em Santa Catarina. Morou em Novo Hamburgo, Curitiba e desde 81 reside em Porto Alegre. É atriz, diretora, produtora cultural e professora de teatro. Autora, diretora e produtora do espetáculo Adolescer. É diretora da Cia. Déjà-vu de Teatro. Tem sua própria escola de teatro, a Oficina de Teatro Adolescer, onde ministra aulas que são realizadas no Theatro São Pedro, Casa Cultural Tony Petzhold e Shopping Iguatemi. Em sua formação, cursos de teatro, canto lírico, dança, pantomima, teatro educação, direção teatral e produção cultural, com profissionais do Brasil e do exterior. Atuou em teatro adulto, infantil, óperas, musicais infantis e filmes longa- -metragem. Foi da diretoria do Sated e avaliadora da DRT. Professora de teatro aposentada pela rede particular de ensino, deu aula nos colégios: Anchieta, João Paulo, IPA, Dohms, Martinus (Curitiba) e Casa de Cultura Mario Quintana. Foi em 1980, em Curitiba, que iniciou seus estudos em teatro.

Leia+:Rôgga está entre as 100 maiores empresas de Santa Catarina

literatura
Foto Divulgação
literatura
Foto Divulgação
literatura
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo