Economia e NegóciosTecnologia

Segurança pública e tecnologia

Mário José Tchakerian Filho.

Segurança pública e tecnologia 

Nos Estados Unidos, a integração de tecnologias avançadas tem desempenhado um importante papel na melhoria da segurança pública. Ferramentas como drones, câmeras corporais e inteligência artificial (IA) têm sido incorporadas às operações policiais, proporcionando monitoramento mais eficaz e coleta de dados em tempo real. Por exemplo, o uso de drones permite vigilância aérea em áreas de difícil acesso, enquanto câmeras corporais aumentam a transparência e responsabilidade durante as abordagens policiais. Além disso, a IA auxilia na análise preditiva de crimes, identificando padrões que podem antecipar incidentes e otimizar a alocação de recursos.

Estudos recentes destacam a eficácia dessas tecnologias. Uma pesquisa analisou dados de crimes na cidade de Denver e aplicou algoritmos de aprendizado de máquina para prever ocorrências criminais, alcançando uma precisão superior a 90% com determinados modelos. Bem como, esses resultados demonstram o potencial das tecnologias de análise de dados para aprimorar estratégias de prevenção e resposta ao crime.

Neste cenário, o engenheiro eletricista Mário José Tchakerian Filho levará para o país seus mais de 20 anos de experiência em sistemas de segurança eletrônica, cibersegurança e aplicação da lei. Com uma sólida formação acadêmica em Engenharia Elétrica e experiência no desenvolvimento e implementação de tecnologias de segurança de ponta, o especialista busca fortalecer a segurança pública e nacional em solo americano. Por isso, “Entendo que os Estados Unidos são muito inovadores em segurança pública, combinando tecnologia avançada, policiamento estratégico e colaboração entre forças locais e federais”, destaca Filho.

Segurança pública e tecnologia
Segurança pública e tecnologia – Foto Freepik – Divulgação
Vigilant360

Para atuar no setor, o engenheiro adianta que trabalhará na integração de soluções inovadoras em cibersegurança e tecnologias de segurança física, reduzindo as taxas de criminalidade, mitigando riscos para empresas e indivíduos e assim, contribuindo para a resiliência e estabilidade das comunidades em todo o país. Por outro lado, isso se dará por meio da Vigilant360, empresa que oferecerá soluções abrangentes de segurança corporativa, incluindo sistemas avançados de monitoramento, protocolos de cibersegurança e estratégias de gerenciamento de emergências adaptadas às necessidades de pequenas e médias empresas (PMEs).

Além das ferramentas voltadas para a prevenção e resposta a crimes, a tecnologia também tem sido fundamental na modernização dos sistemas de emergência no país. Com a implementação de redes de comunicação mais avançadas, socorristas e policiais podem se comunicar de maneira mais eficiente durante crises. Além disso, a integração de softwares de reconhecimento facial e análise forense digital tem ajudado na identificação de suspeitos e na resolução de crimes com maior agilidade.

Outro avanço significativo está no uso da Internet das Coisas (IoT), com sensores inteligentes instalados em cidades para monitorar fluxos de pessoas, detectar disparos de armas de fogo e até prever comportamentos suspeitos. Portanto, “Ao utilizar tecnologias de ponta, como inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), vamos fortalecer a infraestrutura de segurança de negócios e comunidades em todo o território nacional”, assegura o profissional.

Como Diretor Executivo (CEO) da Vigilant360, Filho será responsável pela direção estratégica da empresa e liderará o desenvolvimento de soluções de segurança personalizadas para prevenir perdas financeiras, proteger dados sensíveis e garantir a segurança de ativos físicos. Ou seja, para isso, ele conta que utilizará sua experiência em sistemas de segurança eletrônica, técnicas investigativas e gerenciamento de crises para promover a segurança nacional e a proteção pública nos Estados Unidos.

Sobre o profissional:

Mário José Tchakerian Filho é bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de segurança eletrônica, monitoramento de alarmes e câmeras, prevenção e investigação de crimes. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma sólida expertise em gestão empresarial, ocupando cargos de liderança como diretor e sócio em empresas do setor de segurança eletrônica.

Além de sua atuação no setor privado, integrou a Polícia Civil do Estado de São Paulo como Investigador de Polícia, desempenhando um papel estratégico no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), onde participou de investigações complexas e operações táticas de alto risco.

Fotos: Freepik / Divulgação

Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias

Veja mais: Integração de soluções tecnológicas em prol da segurança

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados