Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19
Função pulmonar e motora, que impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.
Reabilitação respiratória e motora ajuda na recuperação de pacientes com COVID-19
A COVID-19 pode deixar sequelas significativas em pacientes, especialmente naqueles que apresentaram quadros graves. Entre as principais delas, estão as relacionadas à função pulmonar e motora, que impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.
Nesse contexto, a reabilitação respiratória e motora assume um papel fundamental na recuperação plena desses pacientes. No entanto, por meio de um plano individualizado e supervisionado por profissionais qualificados, é possível recuperar a capacidade pulmonar, a força muscular e a flexibilidade, além de reduzir a fadiga e o desconforto respiratório.
Com isso em vista, a reabilitação respiratória tem como objetivo restaurar a função pulmonar e otimizar a capacidade de oxigenação do sangue. Para isso, é possível utilizar algumas técnicas de exercícios respiratórios, que visam aumentar a força dos músculos respiratórios, a expansibilidade pulmonar e a ventilação, por exemplo.
Já as técnicas de higiene brônquica auxiliam na eliminação de secreções e na prevenção de infecções pulmonares. Nesse mesmo ínterim, os treinos de endurance buscam melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a tolerância ao esforço. De fato, a oxigenoterapia fornece suporte de oxigênio quando necessário.
A reabilitação motora, por outro lado, busca recuperar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento. Além disso, ela melhora o equilíbrio e a coordenação motora. Para isso, são realizados exercícios de fortalecimento muscular para fortalecer os músculos dos membros superiores, inferiores e do tronco.
Os exercícios de flexibilidade aumentam a amplitude de movimento das articulações, enquanto os exercícios de propriocepção e equilíbrio melhoram a percepção da posição corporal e o controle do movimento. Já o treino de marcha auxilia na recuperação da capacidade de caminhar de forma segura e eficiente.
Entenda os benefícios da reabilitação:
A reabilitação respiratória e motora oferece diversos benefícios para os pacientes com COVID-19. Dentre eles estão a melhora da função pulmonar e da capacidade de oxigenação do sangue, a redução da fadiga e do desconforto respiratório, o aumento da força muscular, da flexibilidade e da amplitude de movimento. Junto a isso, ainda há uma melhora do equilíbrio e da coordenação motora, a redução do risco de quedas e assim, a melhora da qualidade de vida e do bem-estar geral.
Nesse sentido, a reabilitação respiratória e motora são ferramentas essenciais para a recuperação plena de pacientes com COVID-19. E é através de um programa individualizado e supervisionado por profissionais qualificados, que é possível alcançar resultados significativos na recuperação da função pulmonar, motora e da qualidade de vida do paciente.
Sobre a autora:
Larissa Siqueira é bacharel em Fisioterapia com especialização em fisioterapia hospitalar, acumulando 9 anos de prática em cuidados domiciliares e uma experiência abrangente de 7 anos em serviços hospitalares, especializando-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tem sólida experiência com pacientes usando ventiladores mecânicos, assim como em ressuscitação cardiorrespiratória.
Fotos: Freepik / Divulgação
Por: Larissa Siqueia
Gosta de ler? Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada