Procuradora Christiane Monnerat lança livro
A obra revela bastidores da Justiça e histórias marcantes de defesa animal

A procuradora de Justiça Christiane Monnerat, responsável pela operação que em 2017 retirou cavalos vítimas de maus-tratos em Paquetá e baniu o uso de tração animal na ilha, lança em 29 de setembro, na Livraria Travessa da Barra da Tijuca, seu novo livro Crime e Latido.
Na obra, Monnerat compartilha relatos fortes de sua trajetória na promotoria, narrados com humor ácido e senso crítico. O livro traz casos que vão de sequestros e fraudes a episódios de tráfico de animais silvestres e situações envolvendo figuras públicas, como a denúncia contra uma apresentadora de TV acusada de crueldade animal em programas culinários, uma cantora que usava uma cobra ameaçada de extinção em shows e até a participação especial de uma cadelinha famosa de novela.
Além das histórias profissionais, a procuradora também aborda sua experiência pessoal com a Doença de Ormond, relatando longas internações e a forma como fé, ironia e imaginação a ajudaram a enfrentar o sofrimento. Ao ligar sua vulnerabilidade aos processos que conduziu, ela escreve:
“Pela primeira vez, diante da crueldade com um cão na TV, percebi minha vulnerabilidade: havia perdido a caneta e, com ela, minha armadura.”
Sem citar nomes, Monnerat apresenta um retrato realista e ao mesmo tempo surreal de episódios que parecem roteiros de cinema. Crime e Latido combina denúncia, memória e catarse, trazendo a visão de quem fez da Justiça um espaço de resistência e proteção aos mais frágeis.
Procuradora Christiane Monnerat lança livro